Impressionante parede em formato de nuvem de areia cobriu cidades da província de Gansu (@中国甘肃网 Gansu Net/Weibo)Uma intensa tempestade de areia tirou a visibilidade de diversas cidades da província de Gansu, na tarde de domingo (25). A gravidade fechou algumas das vias expressas de Jiuquan, Jiayuguan, Zhangye, Wuwei, entre outras.
A gigantesca parede de areia, de cerca de 100 metros de altura, foi se arrastando pelas cidades. De longe parecia uma imensa nuvem se movendo pelo chão. E menos de 5 minutos essa nuvem gigantesca cobriu as cidades por onde passou.
Em Zhangye milhares de pessoas que estavam curtindo passeios ao ar livre foram surpreendidas com o fenômeno. Muitas delas não conseguiram chegar em casa então invadiram os supermercados para abrigo.
Essa cortina gigante de areia chegou a Pequim e arredores na manhã de segunda-feira. Nessa região também foi necessário interromper o tráfego nas vias expressas.
Segundo as autoridades locais ocorrem explosões chamadas de sajin, choque entre as partículas das areias. Com isso ocorreram incêndios em vários locais.
A influência da tempestade de areia no Japão parece ser pequena. O leste de Hokkaido poderá ser alvo de receber uma camada fina dessa poeira chinesa.
Fontes: Record China e ANN