No mundo todo o número de pessoas portadoras de HIV-vírus da imunodeficiência humana ultrapassa 36,7 milhões (2016). A cada dia novas 5 mil pessoas são infectadas.
A pessoa pode estar infectada pelo HIV, sendo soropositiva. Pode viver sem a manifestação dos sintomas e não desenvolver a Aids, como pode apresentar os sintomas e fazer tratamento.
No Japão o total de novas pessoas infectadas pelo HIV em 2017 foi de 976, sendo 938 do sexo masculino e 38 do feminino. Dessas, 152 pessoas são estrangeiras.
A grande maioria dos novos casos, ou 709 casos, foram através de relações homossexuais, mas também de heterossexuais (149) e de transmissão de mãe para o bebê (3). O maior público é da faixa etária dos 25 aos 44 anos.
A soma total dos pacientes até 2017, com HIV, é de 19.896, com maioria do sexo masculino; sendo que 3.233 são estrangeiros.
AIDS no Japão
O número de pacientes japoneses com AIDS é de 7.587, somados aos 1.349 estrangeiros, totalizando 8.936 pessoas. A faixa etária mais frequente é dos 35 aos 54 anos, mas também se observa um número relativamente alto a partir dos 60 anos.
Em 2017 foram 3.042 novos pacientes, sendo 2.505 japoneses e 537 estrangeiros.
Até o final do ano anterior os pacientes latino-americanos de HIV somam 313 e de AIDS 205, dentre os estrangeiros.
Como se prevenir da AIDS
As atitudes para prevenção à HIV e AIDS são:
- uso de preservativo durante a relação sexual
- não usar agulha de injeção compartilhada
- a gestante com HIV e AIDS deve se tratar para não transmitir ao feto/bebê
O que não é contagioso
Usar toalete público, piscina, compartilhar do mesmo prato de refeição, levar picada de inseto, pessoa ao tossir ou espirrar, segurar o corrimão da escadaria, entre outros, ao contrário do que se imagina, não entram na lista dos riscos de contágio. Fique tranquilo.
Onde fazer o teste
Todas as prefeituras disponibilizam testes gratuitos e confidenciais, sem precisar da identificação com nome completo. Basta procurar pelo Centro de Saúde Pública (保健所, lê-se hokenjo). Dependendo do porte da cidade pode ter mais de um.
Informações sobre AIDS em outros idiomas
Se seus filhos leem somente em japonês, pode tocar aqui para abrir uma página contendo vários livretos, ilustrados e bem explicados.
Para outros idiomas, como português, espanhol, tagalog e outros, veja a lista das entidades. Toque sobre o nome para abrir a respectiva página web.
- NPO Criativos
- CHARM-Centro para Saúde e Direitos para Migrantes
- AMDA-Centro Internacional de Informação Médica
Compartilhe esta informação com seus amigos!
Fontes: Fundação Japão para Prevenção da AIDS e API (governo)