Pedro Egashira, o autor do livro, conta sobre suas vivências e visões no Japão (cedida)
O livro em formato digital – e-Book – tem cerca de 100 páginas, escrito por um dos pioneiros em vendas de produtos brasileiros com caminhão, ainda na década de 90. Intitulado Fronteiras para Uma Nova Vida, relata fatos e história da emigração, em linguagem simples e direta.
Publicidade
Pedro Egashira saiu do interior de São Paulo para o Japão em 1991, como milhares de outros em busca da realização de sonhos.
Logo deixou a rotina da fábrica em Kanto para se dedicar à venda de produtos brasileiros com caminhões, a partir de Kanagawa. Foi um dos pioneiros nessa atividade, para atender às necessidades dos conterrâneos.
Por conta dessa atividade vivenciou situações inusitadas, conheceu de perto a realidade dos emigrantes como ele, vivendo em diversas províncias. Como ele mesmo diz, viu “a transformação progressiva desta comunidade de 1991 a 2005”.
No ano de 2000 apostou na informática. Durante 5 anos sua equipe em 3 ônibus ensinou para mais de 3 mil pessoas como usar um PC e dominar os softwares da Microsoft. Naquela época só se falava em Windows.
De 2010 a 2013 viveu na Tailândia, retornando por mais 3 anos ao Japão. Voltou para lá em 2016, onde reside até hoje, fazendo trabalhos para uma empresa japonesa e, paralelamente, está introduzindo o pastel na feira local, na região metropolitana de Bangkok.
Inspiração para o livro
Capa do seu livro (cedida)
Em 2008 surgiu a inspiração para passar para o papel suas vivências e tudo o que observou na comunidade brasileira. Foi quando, depois de ter passado 3 anos em Lisboa e Londres, empreendendo, retornou ao Japão.
“A capa eu mesmo idealizei e editei. Me inspirei no momento que estamos diante da Imigração e tenso pela espera e saber que tudo está certo para obter o visto. E depois de passar dessa etapa, teria no gato (maneki neko), uma inspiração para os brasileiros fazerem a fortuna tão esperada no Japão ou em qualquer outro país”, relata.
Dividido em capítulos aborda temas importantes como as dificuldades no país dos ancestrais, a questão da identidade e o papel da mulher brasileira nas indústrias. Mas também destaca coisas do cotidiano.
O e-book custa apenas ¥300. Para quem quiser adquirir 4 unidades pagará ¥1.000. Para adquirir o exemplar digital deve fazer o pedido no link (toque aqui para abrir).
Egashira contou que já está trabalhando na sua próxima obra, revelando o que vivenciou na Europa e como é viver na Tailândia.