Os consumidores da região Tokai lamentam pelo adeus a Circle K, símbolo das lojas de conveniência. Todas as lojas Circle K & Sunkus fecham suas portas na sexta-feira (30) e ganharão nova vida com a placa Family Mart.
Do grupo Uny, a primeira loja inaugurada foi em Nagoia, em Tenpaku-ku, no ano de 1980. Foi crescendo na região Tokai, tornando-se familiar entre os residentes.
Em 2004 fez uma fusão com a outra rede, Sunkus. No pico dos tempos áureos, em 2005, chegou a ter mais de 6,3 mil unidades espalhadas pelo país.
Os brasileiros e outros estrangeiros residentes na região Tokai que chegaram na década de 90 devem ter na memória Circle K como referência de loja de conveniência. Estavam espalhadas por todos os lados, facilitando as compras.
Em 2016 o grupo Family Mart fez uma fusão com a empresa Uny. Assim, as lojas Circle K e Sunkus passaram a operar sob seu guarda-chuva. Dessas 6,3 mil, cerca de 1,3 mil fecharam, restando 5 mil lojas.
Com a absorção de todas as lojas, a Famima passa a ter mais de 17 mil unidades. Mas o consumidor poderá continuar vendo nas prateleiras alguns dos produtos que continuarão sendo desenvolvidos pela Circle K.
A competição com a maior do setor, a Seven Eleven, parece se tornar cada vez mais severa.
Fontes: ANN, Yomiuri e Asahi