Uma cerimônia para homenagear o ex-presidente dos EUA George H.W. Bush foi realizada em Washington na segunda-feira (3) enquanto seu corpo é velado.
Bush faleceu na sexta-feira, 30 de novembro, aos 94 anos. Seu corpo será velado no Capitólio dos EUA até a quarta-feira (5), dia de seu funeral.
Coberto pela bandeira nacional, o caixão foi transportado em um avião presidencial do estado natal de Bush, Texas, até a Base Andrews nas imediações de Washington na segunda-feira.
Ele foi então trazido até a rotunda do Capitólio onde o filho mais velho de Bush, o ex-presidente George W. Bush, e outras autoridades velam o corpo do 41º presidente.
Durante a cerimônia, o vice-presidente Mike Pence disse à multidão reunida: “Por todos os seus 94 anos, o presidente Bush nunca perdeu seu amor de aventura e nunca falhou em responder ao pedido para servir ao seu país”.
O presidente Donald Trump e sua esposa não compareceram à cerimônia, mas foram ao local mais tarde para prestar suas homenagens.
Durante seu mandato político, Bush ajudou a terminar com a Guerra Fria e enfatizou a harmonia global. Ele era conhecido por se distanciar do presidente republicano Trump, que defende uma política de “América Primeiro” e vem sendo visto como discriminatório em seu discurso e comportamento.
A previsão é de que Trump participe do funeral de estado na Catedral Nacional de Washington na quarta-feira. Em respeito, o presidente fechará o governo federal no dia.
O governo do Japão anunciou que o ex-primeiro-ministro Yasuo Fukuda participará do funeral como enviado especial representando o atual primeiro-ministro Shinzo Abe.
No passado, Fukuda já realizou conversas com o 43º presidente dos EUA George W. Bush e tem relações profundas com a sua família.
Fonte: NHK