Pesquisadores alertaram que o Japão pode passar por temperaturas extremamente altas todos os anos por causa do aquecimento global.
Uma equipe japonesa de pesquisa liderada pelo professor Masahiro Watanabe na Universidade de Tóquio estudou o que aconteceria aos padrões climáticos de verão no Japão se as temperaturas médias globais aumentassem em 2ºC.
Eles descobriram que temperaturas de 35ºC ou mais serão registradas em cerca de três mil pontos de observação em média em um ano.
Tais temperaturas altas foram observadas em mais de três mil pontos no ano de 2016 e também em 2018, quando o Japão vivenciou calor histórico.
Watanabe disse que o país só costumava vivenciar tal calor intenso a cada poucos anos ou décadas. Contudo, ele frisa que o clima escaldante poderia estar a caminho com mais frequência – quase todos os anos.
O professor alerta que o Japão poderá sofrer mais danos em consequência de ondas de calor. Watanabe frisa que é imprescindível que o mundo reduza um aumento da temperatura no futuro.
O acordo de mudança climática de Paris 2015 visa limitar o aumento da temperatura média global em menos de 2ºC acima dos níveis da Revolução pré-Industrial e continua realizando esforços para limitar o aumento a 1.5ºC.
Fonte: NHK