Os trens são importantes para o Japão que é dependente de transporte público e nenhum é mais valioso do que aqueles que operam na linha Yamanote.
Circulando a central da capital do Japão, o Yamanote loop inclui vitais pontos de acesso comerciais, educacionais e de comunidade cultural como as estações de Tóquio, Shinagawa e Shinjuku e também conecta a dezenas de outras linhas de trem e metrô que cruzam a cidade e a conectam com subúrbios remotos.
Pelos quase últimos 50 anos, havia 29 paradas na linha Yamanote, com a mais recente adição sendo a Nishi-Nippori em 1971. Contudo, em breve, a família de estações da linha Yamanote está determinada a crescer para 30 com a construção, em curso, de uma nova estação entre as de Shinagawa e Tamachi e finalmente os planejadores anunciaram o nome da nova parada.
Com abertura prevista para 2020, a nova estação será chamada de Takanawa Gateway fazendo referência à localização da estação no bairro Takanawa, a cerca de 900 metros da estação de Shinagawa.
Alguns podem questionar sobre a necessidade da palavra em inglês “Gateway”, mas ela está lá para ajudar a diferenciar a nova parada da Yamanote da estação de Shirokane-Takanawa nas linhas de metrô Namboku e Mita, que está em operação desde 2000.
Enquanto a estação Takanawa Gateway estará pronta para os passageiros em tempo para a abertura das Olimpíadas de Tóquio em 2020, a construção final da instalação não será concluída até 2024.
O nome Takanawa Gateway foi selecionado por planejadores que consultaram pesquisas de opinião pública que incluíram opções como Shin Shinagawa e Space Station.
Fonte: Sora News