Diamond and Flower (à esq.), Big O (sup. à dir.) e Tempozan (inf. à dir.) – senyo, banco de imagens PM
As rodas-gigantes se tornaram um símbolo de prestígio para cidades, sendo construídas para modernizar o entretenimento e ser um atrativo para os olhos do público.
Publicidade
Das gôndolas das rodas-gigantes é possível ver um cenário amplo, atraindo os visitantes para sentir o que é apreciar as cidades do topo.
Por essa razão virou tendência entre cidades competitivas construírem rodas-gigantes enormes para acrescentar grandeza.
Veja abaixo algumas das famosas rodas-gigantes do Japão:
Shining Flower
- Altura: 50 metros
- Local: Fuji Q (Yamanashi)
- Toque aqui para abrir o mapa e ver a localização
Relaxe em uma volta nessa roda-gigante espetacular!
O Fuji-san em dias ensolarados! O monte imponente pode ser visto a bordo das grandes montanhas-russas “Fujiyama” e “Takabisha” do parque, mas o lugar de onde você poderá fotografar enquanto desfruta do cenário magnífico é na roda-gigante Shining Flower.
Aprecie o cenário e fotografe tudo do alto! (Fuji-Q Highland)
Com a iluminação noturna de coloridas LEDs a roda-gigante fica ainda mais bela. Luzes dentro da gôndola transparente tornam o lugar romântico.
Com a iluminação noturna a roda-gigante fica mais bela (Fuji-Q Highland)
Amuran
- Altura: 91 metros
- Local: Amu Plaza (Kagoshima)
- Toque aqui para abrir o mapa
A Amuran fica no topo do Amu Plaza Kagoshima, adjacente à estação Kagoshima-Chuo e é uma das maiores atrações da cidade. A roda-gigante tem um diâmetro de 60m e 91m do chão até seu ponto mais alto. Suas 36 gôndolas são transparentes e a volta leva em torno de 14 minutos.
Amuran (amuran-kagoshima)
Big O
- Altura: 80 metros
- Local: Tokyo Dome City (Tóquio)
- Toque aqui para abrir o mapa e ver a localização
A Big O é uma roda-gigante sem centro com um diâmetro de 60m.
Ela foi listada como a maior roda-gigante sem centro do mundo pelo Guinness World Records em 2006. Sistemas de karokê foram instalados em oito de suas gôndolas em agosto de 2017.
A maior montanha-russa de Tóquio, a Thunder Dolphin que atinge uma velocidade de 130Km/h, passa pelo centro da Big O.
Big O (banco de imagens PM)
Roda-Gigante do Yomiuriland
- Altura: 61.4 metros
- Local: Yomiuriland (Tóquio)
- Toque aqui para abrir o mapa e ver a localização
Essa roda-gigante é o símbolo do parque e oferece vistas do Monte Fuji, da Torre de Tóquio e da Tokyo Skytree em dias de clima bom.
A roda-gigante do Yomiuriland (Wikimedia/くろふね)
HEP Five
- Altura: 106 metros (ponto mais alto)
- Local: HEP Five (Osaka)
- Toque aqui para ver a localização
Sendo um dos marcos mais conhecidos da cidade de Umeda em Osaka, o HEP FIVE é essencialmente um shopping com uma grande roda-gigante vermelha em seu topo. HEP é o acrônimo para “Hankyu Entertainment Park” e, embora grande parte do complexo seja voltado para lojas de roupas, há também restaurantes e zonas de entretenimento nos pisos superiores, sendo que a principal é a roda-gigante HEP FIVE, no 7º andar.
A roda-gigante tem 75m de diâmetro e 52 gôndolas que levam cerca de 15 minutos para fazer uma volta completa. Em seu ponto mais alto, a 106m acima do chão, ela oferece vistas espetaculares da cidade e do Porto de Osaka.
A gigante vermelha Hep Five em Osaka (banco de imagens/PM)
Redhorse
- Altura: 123 metros
- Local: Lalaport EXPOCITY (Osaka)
- Toque aqui para abrir o mapa
Situada no Lalaport EXPOCITY, um grande centro comercial localizado na cidade de Suita que foi inaugurado em julho de 2016, a Red Horse é a roda-gigante mais alta do Japão e a quinta mais alta do mundo.
Assim como a altura da Red Horse, algo a ser mencionado é seu piso de vidro. Você poderá ver a paisagem abaixo de cada gôndola. A volta completa leva 18 minutos.
Todas as suas 72 gôndolas são confortáveis porque são equipadas com sistema de ar-condicionado e assentos amplos. Há duas gôndolas VIP com assentos e luzes especiais.
A Redhorse em Osaka (Wikimedia/もんじゃ)
Aurora
- Altura: 90 metros
- Local: Nagashima Spa Land (Mie)
- Toque aqui para abrir o mapa
Com uma altura de 90m e diâmetro de 83m, essa roda-gigante fica no parque Nagashima Spa Land. Em seu ponto mais alto, a roda-gigante oferece uma vista espetacular de todo o parque de diversão, do outlet, além de ilhas e pontes distantes que as conectam. Com o clima bom, o azul do céu e do mar são espetaculares.
A bela aurora do Nagsahima (Nagashima spa Land)
Tempozan
- Altura: 112.5 metros
- Local: Tempozan Harbor Village, província de Osaka
- Toque aqui para abrir o mapa
Bem pertinho do Aquário de Osaka – Kayukan – fica a roda-gigante Tempozan com seus 112.5 m de altura e 100m de diâmetro, tornando-a uma das maiores do mundo.
Durante o passeio de 17 minutos, em dias claros, belas vistas da Baía de Osaka e de áreas ao redor, incluindo o Monte Ikoma no leste, a Akashi Kaikyo no oeste, o Aeroporto Internacional de Kansai no sul e as Montanhas Rokko no norte, podem ser apreciadas.
A roda-gigante tem luzes coloridas que informam a previsão do tempo para o dia seguinte. Luzes na cor laranja indicam dia ensolarado, em verde indicam dia nublado e azul indicam chuva.
Tempozan em Osaka (banco de imagens PM)
Cosmo Clock 21
- Altura: 112.5 metros
- Local: Yokohama Cosmo World (Kanagawa)
- Toque aqui para abrir o mapa
A Cosmo Clock 21 é uma roda-gigante no parque de diversões Cosmo World no distrito de Minato Mirai 21 em Yokohama.
Construída para a YES’89 Yokohama Exposition em Minato Mirai 21 no ano de 1989, ela foi erguida originalmente com uma altura de 107.5m.
Em 1997 a estrutura foi desmontada e então em 1999 transferida para uma base mais alta que aumentou sua altura total para 112.5m. A volta completa na roda-gigante leva 15 minutos.
Essa roda-gigante foi recentemente equipada com LED e cria uma exibição delicada e complexa de luzes. Durante o período de inverno, as luzes tradicionais da roda-gigante ficam em tom avermelhado para entrar no clima de Natal.
Cosmo Clock 21 (Wikimedia/Akitsumaru)
Pallete Town
- Altura: 115 metros
- Local: Palette Town (Tóquio)
- Toque aqui para abrir o mapa
Essa roda-gigante é a terceira mais alta já construída no Japão.
Ela é visível da área urbana central de Tóquio e a bordo de suas gôndolas é possível ver a Torre de Tóquio, a Rainbow Bridge e o Aeroporto de Haneda, durante a volta que dura 16 minutos. A Península de Boso e o Monte Fuji também pode ser vistos em dias claros. À noite a roda-gigante fica iluminada por 120 mil tubos de neon programados para exibir múltiplos padrões em mais de 100 cores.
A roda-gigante em Odaiba (Wikimedia/Ryoma35988)
Diamond and Flower
- Local: Parque Kasai Rinkai (Tóquio)
- Altura: 117 metros
- Toque aqui para abrir o mapa
A roda-gigante Diamond and Flower recebe esse nome por causa de seu show de luzes que tem a aparência de um diamante ou flor reluzentes.
O diâmetro dessa roda-gigante é de 111m e uma volta completa leva em torno de 17 minutos. Em dias claros é possível apreciar a vista de Tóquio, da Baía de Tóquio, da Tokyo Disneyland, de Chiba, do Monte Fuji e da Península de Boso.
A Diamond and Flower (senyo)