Terceiro caso de peste suína em Gifu

O governo central de Gifu informou na quarta-feira (5) que uma infecção por peste suína clássica foi descoberta em um instituto público de pesquisa em Minokamo.

Porcos no instituto de pesquisa começaram a ser abatidos após o teste feito em dois animais ter apresentado resultado positivo para o vírus (imagem ilustrativa – banco de imagens PM)

Um governo local na central do Japão informou nesta quarta-feira (5) que uma infecção por peste suína clássica foi descoberta em um instituto público de pesquisa – a terceira detecção do vírus desde o primeiro surto em décadas no Japão ter sido relatado em setembro deste ano.

Publicidade

O mais recente caso na cidade de Minokamo (Gifu) segue a primeira infecção por peste suína desde 1992 relatada em setembro em uma fazenda de porcos e uma outra detectada em novembro em um parque central de animais, ambos na cidade de Gifu.

O governo provincial começou a abater porcos no instituto de pesquisa após o teste feito em dois animais ter apresentado resultado positivo para o vírus com alta taxa de mortalidade. A peste suína não afeta os humanos mesmo se a carne de um animal infectado é consumida.

O surto em instalações públicas poderia espalhar críticas contra a autoridade local, que está na linha de frente de medidas para proteger animais.

“É extremamente grave que uma infecção tenha sido detectada no instituto provincial. Isso terá um grande impacto”, disse o ministro da agricultura Takamori Yoshikawa em uma reunião realizada nesta quarta-feira para responder ao surto.

“Lamentamos muito que o surto tenha ocorrido na instalação da província, a qual deveria ter medidas preventivas bem preparadas”, disse na reunião o governador de Gifu, Hajime Furuta, se desculpando.

De acordo com a província, funcionários da instalação notaram na segunda-feira (3) que quatro porcos estavam perdendo o apetite. Em um teste realizado pelo governo central, as infecções foram confirmadas em dois dos porcos na quarta-feira.

Também houve 63 casos detectados em javalis selvagens infectados na província em quatro municípios vizinhos de Minokamo.

No surto de 9 de setembro, os governos da província e da cidade de Gifu confirmaram vários porcos com saúde debilitada, mas inicialmente eles foram diagnosticados erroneamente com exaustão por calor. Descobriu-se que o parque central de animais onde um surto ocorreu em 16 de novembro violou regras de gestão sanitária.

Antes do vírus ter sido detectado em setembro, a peste suína foi registrada pela última vez no Japão na província de Kumamoto em 1992 quando cinco porcos foram infectados. O país declarou o vírus erradicado em 2007.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Polícia identifica 26 jovens ‘bosozoku’ depois de prender 1 deles

Publicado em 5 de dezembro de 2018, em Crime

Tirando uma onda na polícia as trupes do barulho continuam aprontando, mas desta vez um foi preso. Por causa dele, 26 identificados.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão