Um vídeo que mostra um casal estrangeiro nu topo da Grande Pirâmide de Gizé está espalhando reações entre os egípcios.
O vídeo de três minutos gravado à noite mostra um homem e uma mulher escalando o que parece ser a Grande Pirâmide de Gizé com o horizonte de Cairo no fundo. Quando eles chegam ao topo, o vídeo mostra a mulher tirando a camiseta e termina com uma imagem estática deles aparentemente fazendo sexo.
O Ministro das Antiguidades, Khaled al-Anani, chamou o vídeo de uma violação da moralidade pública e disse que o incidente e as filmagens serão investigados pelo procurador-geral.
Ashraf Mohi, diretor-geral do Planalto de Gizé, disse ao Ahram Online que o vídeo é fake, visto que há segurança reforçada e a área em volta parece estar muito iluminada.
“As pirâmides são os marcos históricos mais importantes no mundo”, disse Mohi. “Pessoas têm diferentes ambições e paixões quando se fala em demonstrar seu amor por elas”.
Fotógrafo discute intenção
O vídeo foi postado no YouTube na semana passada pelo fotógrafo dinamarquês Andreas Hvid, que publica imagens na mídia social de diferentes locais de pontos altos em todo o mundo, algumas vezes mostrando nudez.
“Por muitos anos eu sonho em escalar a grande pirâmide”, disse Hvid ao Ekstra Bladet, um tabloide dinamarquês. “A ideia de fazer a imagem com nudez lá em cima também existiu há algum tempo”.
“Estou triste que muitas pessoas ficaram aborrecidas. Mas eu também recebi uma resposta positiva de vários egípcios – algo que eu acho que vale a pena ser lembrado”.
Ele disse que tentou escalar a pirâmide com uma outra amiga antes, mas eles foram pegos por guardas e interrogados pela polícia local. Ele entrou em contato com amigas na Dinamarca e uma veio para a proeza no fim de novembro.
Desde então ele viajou para a Ásia e diz que ficará fora do Egito no futuro.
Escalar as pirâmides é proibido
Mohi disse que a maneira que o casal evadiu a segurança e escalou as pirâmides serão parte da investigação. Ele frisou que há uma cerca de 18Km em volta das pirâmides juntamente com a presença de forte segurança.
Escalar as pirâmides é proibido no Egito, com críticos dizendo que o incidente mostra uma desconsideração com as leis da nação e sua sociedade conservadora.
Fonte: CNN