O site de viagens Expedia divulgou na segunda-feira (10) o resultado de uma extensa pesquisa sobre o gozo das férias dos trabalhadores de 19 países. O público entrevistado foi de 1.144 pessoas, com idade superior a 18 anos.
Pelo terceiro ano consecutivo os japoneses entraram no final da lista, com apenas 50% de dias descansados.
De acordo com os resultados tabulados e publicados a taxa de utilização no Japão é de 50% e o número de dias para descanso é de 10. Portanto, tanto a taxa quanto o número de dias gozados são os mais baixos de todos os países.
O número de dias estabelecidos por lei é diferente em cada país. Em geral, os da Ásia têm férias mais curtas, de 10 a 20 dias ao ano.
Os trabalhadores do Brasil, França, Espanha e Alemanha tiram os 30 dias a que têm direito.
Os americanos, australianos, malaios, neozelandeses, italianos ou indianos apresentam uma tendência workaholic, mas nem tanto quanto os japoneses.
Soube-se que 58% e 55% dos chefes japoneses e sul-coreanos, respectivamente, não são colaborativos em relação ao direito de tirar férias.
Por outro lado os chefes mais colaborativos são os do Brasil, Índia e México.
Há 10 anos o site Expedia vem realizando a mesma pesquisa. Constatou que no Japão, nas faixas etárias de 18 a 30 e 34 a 49 anos, mais de 60% sente falta das férias, enquanto que na faixa acima dos 50 anos, somente 40% apontaram essa carência. Os índices representam a diferença de valores em relação ao descanso, apontou o site.
De acordo com a pesquisa o principal motivo para não conseguir obter os sonhados dias de descanso é a falta de mão de obra no Japão.
Fonte: Expedia