A falha ocorrida no dia 6 deste mês atingiu 30,6 milhões de assinantes da operadora Softbank e, consequentemente da Y!Mobile. Foi o que informou a operadora para o Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações, na quarta-feira (12).
Segundo o ministério foi uma das maiores falhas ocorridas na história do Japão, com uma operadora de telefonia celular.
O problema teve início às13h39 e seguiu por cerca de 4 horas e meia, deixando os usuários sem os serviços de telefonia e internet.
As 3 operadoras – au, Docomo e Softbank – têm juntas 170 milhões de assinantes, portanto quase 20% ficaram sem comunicação. A Softbank e Y!Mobile têm juntas pouco mais de 40 milhões de assinantes.
A falha ocorreu por problemas nas duas centrais de comutação, tanto em Tóquio quanto em Osaka, por isso, quase todos os usuários do arquipélago foram prejudicados. Essas centrais são da empresa sueca Ericsson. Por causa dela, operadoras de 11 países tiveram o mesmo problema.
O ministério classifica como acidente grave quando uma falha atinge mais de 30 mil usuários por mais de 1 hora. Por isso pediu para Softbank apresentar medidas para prevenir recorrência, dentro de 30 dias a contar da data da falha.
Fontes: ANN e Asahi