O Festival de Inverno de Asahikawa – Asahikawa Fuyu Matsuri – é o segundo maior após o de Sapporo, na província de Hokkaido.
O festival é realizado por uma semana no início de fevereiro, praticamente nos mesmos dias que o de Sapporo. Consequentemente, os visitantes podem visitar ambos os festivais na mesma viagem a Hokkaido, visto que as duas cidades ficam a uma distância de apenas 1 hora e 20 minutos de trem.
Enquanto o festival de Asahikawa não seja o maior de Hokkaido, ele certamente tem uma das maiores esculturas de neve.
Todo ano uma escultura massiva é feita como palco para eventos musicais e outras performances. A escultura gigante de uma fortaleza coreana em 1994 entrou para o Guinness World Records como a maior construção de neve já erguida.
A escultura gigante tem um tema diferente todo ano, como o castelo do homem das neves em 2010 ou as Montanhas Daisetsuzan em 2011.
A escultura gigante fica na margem do rio de Asahibashi, um dos dois locais do festival, que recebe esse nome em homenagem à ponte Asahi.
Outras atrações encontradas nesse festival variam de ano a ano, mas normalmente incluem várias esculturas menores, escorregadores de neve, passeio em snowmobile e em trenó puxado por cavalos e barras de gelo.
O local em Asahibashi também serve como lugar para as cerimônias de abertura e encerramento do festival, ambas as quais normalmente incluem uma exibição de fogos de artifício.
O segundo local do festival é a rua de pedestres Heiwa Dori, que se estende por cerca de um quilômetro a partir da estação de Asahikawa até as redondezas do local em Asahibashi.
Cerca de 50 esculturas de gelo são exibidas em Heiwa Dori, que serão julgadas em uma competição. Nos primeiros dias do festival, escultores podem ser vistos trabalhando e após isso suas obras são deixadas para exibição.
As esculturas de gelo ficam particularmente atraentes durante a noite quando estão iluminadas.
Veja o vídeo do festival realizado em fevereiro de 2018:
61ºAsahikawa Winter Festival 2020 (旭川冬まつり Asahikawa Fuyu Matsuri)
- Data: 6 a 11 de fevereiro
- Site para informações: city.asahikawa (em japonês)
- Toque aqui para ver a localização
Fonte: Japan Guide