Esses choques que ocorrem no outono e inverno são provenientes de cargas elétricas de determinados materiais. Podem doer, irritar ou causar constrangimento. Mas são fáceis de serem evitados.
Um dos locais onde é preciso evitar isso é no posto de gasolina self service. Antes de abastecer é preciso passar a mão na folha antiestática para evitar causar incêndio. Durante o dia as faíscas são invisíveis, mas à noite, se trocar de roupa com poliéster ou náilon em um local sem luz verá claramente.
1 – Ambiente de casa e no carro
Uma das dicas é aumentar a umidade dentro de casa e também no carro. Os ambientes ressecados costumam ser propícios para esses choques. O ideal é manter a umidade da casa em 40% ou 50%. Que tal ligar aquele umidificador que ainda está encostado em algum canto do armário?
2 – Hidratação
Corpo e mãos hidratados evitam os choquinhos. Por isso, antes de se vestir, de calçar meia-calça ou as meias, passe um creme no corpo. O ideal é passar também um creme hidratante nas mãos com frequência, independente do sexo.
3 – Compre artigos apropriados
Até nas lojas de ¥100 há pulseiras, braceletes, chaveiros, spray e outros artigos antiestáticos. Podem ser úteis para evitar constrangimentos ou na hora de abrir a porta do carro.
4 – Roupas e calçados
Se for o caso evite roupas com tecido sintético, especialmente o pijama. A roupa de cama também deve ser repensada, usando preferencialmente de algodão 100%.
Os calçados ideais são aqueles com solado de borracha ou de couro. Os de material sintético como os tênis, em contato com o carpete podem gerar essa descarga elétrica.
Se estiver vestido com roupa feita de material sintético e dirigir, poderá levar um susto com o choque na hora de sair. Isso porque o assento é de material sintético também. Nesse caso, segure um objeto de metal antes de sair para fechar a porta.
→ Se ainda não leu a matéria sobre os hidratantes corporais toque aqui para abrí-la.
→ Caso queira saber sobre os cremes para as mãos, toque aqui.
Se gostou ou foi útil compartilhe com seus amigos!