Incluir o natto no cardápio de uma das refeições para blindar o corpo contra gripe (Flickr)
O típico e tradicional alimento japonês – natto – é recomendado como alimento para blindar o corpo contra gripe.
Publicidade
Pode ser útil na época do pico de influenza, em algumas províncias já com surto.
Uma professora, PhD em Farmácia, da Universidade de Chubu (Aichi), Kiyoko Hayashi, usou ratinhos para desenvolver uma pesquisa sobre o norovírus.
Ela encontrou a S-903, uma cepa (linhagem de bactérias), que promove prevenção da infecção. Teve a colaboração da Takano Foods, fabricante de alimentos, entre eles o natto.
Segundo um representante dessa empresa, a S-903 é uma nova cepa do natto, descoberta e patenteada pelo seu laboratório. Em relação às demais bactérias do grão fermentado, essa tem um efeito poderoso na imunidade de 1,5 vez mais que as demais.
Também foi constatado que suprime a ampliação da quantidade dos vírus por aumentar o número de anticorpos para combater patogênicos da gripe e influenza. Especialmente as imunoglobinas (presentes na saliva, lágrima, leite, mucosas do trato gastrointestinal, trato respiratório e genitourinário), por isso esse natto está sendo visto como suscetível a melhorar os sintomas da rinite, por exemplo.
Duas semanas comendo natto todos os dias
Natto na refeição, com um fio de azeite de oliva (Flickr)
Só de comer continuamente esse alimento fermentado diariamente por uma semana suprime-se o aumento dos vírus, aumentando a quantidade de anticorpos para combater os patogênicos. Além disso, o nutricionista Takako Kudo diz como comer para melhorar a eficácia do natto na imunidade.
“Se a pessoa comer continuamente o natto por 14 dias percebe-se claramente o aumento das bifidobactérias. Se antes tinha 15% aumenta-se para 40%”, explica.
O professor Toshiharu Gomyo, vice-diretor da Faculdade de Nutrição, explica que se acrescentar azeite de oliva no alimento fermentado diariamente obtém-se um aumento excepcional de elevação da imunidade.
Como preparar
Esse alimento é encontrado em supermercados e lojas de conveniência. Se detesta o cheiro característico e forte, procure comprar um sem (におわなっとう ou 臭わない納得).
Em geral vem embalado em invólucro de isopor. O melhor é retirá-lo e passar para uma pequena tigela. Pegue um par de hashi ou garfo e mexa bem, até que fique bem gosmento. Mexa pelo menos umas 30 vezes. Cada fabricante anexa o molho. Mas o ideal é acrescentar somente 1 colher de chá de vinagre e um fio de azeite de oliva. Sirva-se preferencialmente à noite.
Há receitas diversas recomendando colocar o natto na sopa de missô, no omelete ou até no pão torrado. Mas, os especialistas recomendam não colocar o natto já misturado sobre o arroz quente ou aquecê-lo, pois os elementos vivos podem ficar comprometidos.
Diante de tantas informações preciosas, que tal experimentar introduzir o natto em uma das refeições diariamente? Certamente ganhará imunidade e ficará livre da gripe e da influenza. dica: prefira comê-lo sem esquentar.
Afinal, além de baratíssimo é altamente nutritivo!
Leia mais matérias sobre saúde e bem-estar tocando aqui.
Fonte: Asagei Plus