É possível analisar o temperamento das pessoas pelo seu tipo sanguíneo? O autor garante que sim e até hoje essa prática perdura.
Tudo começou com a publicação de um livro, de autoria do professor Takeji Furukawa, da então universidade, que hoje é a Ochanomizu, em Tóquio.
A teoria intitulada Pesquisa dos Temperamentos Relacionados aos Tipos Sanguíneos foi lançada em 1927. Depois se transformou em livro e após várias publicações nas mídias isso se tornou referência. Faz parte da cultura do Japão.
Tipos sanguíneos
É sabido que grande grupo dos tipos sanguíneos é composto de 4: A, AB, B e O.
No Japão 38% tem o tipo A, ao contrário do Brasil onde a maioria é O.
Caso ainda não saiba seu tipo a recomendação é fazer doação de sangue em um dos postos, inclusive ambulantes, da Cruz Vermelha do Japão. O resultado sai na hora.
Tipo A
Uma das características forte é a gentileza e a atenção para com a outra, mesmo que ignore a sua opinião. É uma pessoa honesta, considerada “certinha” pois não consegue fazer coisas erradas.
É um tipo que age com forte razão e funciona, portanto, é improvável que se solte ao ponto de extrapolar.
Em relação à limpeza do ambiente é exigente e também é higiênica. Outra característica forte é a perseverança, então, tudo o que começa leva até o fim.
Por outro lado, um de seus pontos fracos pode ser a teimosia. E, como é perseverante, pode explodir repentinamente causando espanto nas outras pessoas.
Outro aspecto é a introspecção. Apesar de parecer sociável, tem seu lado escuro. Muitas vezes prefere passar um fim de semana longe de todos no seu cantinho, em casa. Isso ocorre quando não quer falar com ninguém.
Por ser prudente demais pode perder oportunidades de trabalho e se prejudicar no amor.
Muitas vezes esse amor pode ser pesado para o companheiro ou companheira.
Outro aspecto é que o romance para essas pessoas significa casamento, enquanto que para o outro lado, nem sempre. Por outro lado, quem se casar com um pessoa do tipo A não terá traição, pois é muito fiel.
Como aprecia demais a família, valoriza o casamento.
Melhores profissões: funcionário público, professor, escritório, auxiliar administrativo, etc.
Tipo AB
É composto de um grupo pequeno no Japão, com apenas 9% da população. É uma pessoa tranquila e, se deixar, adora dormir. Também não gosta de coisas difíceis e, se puder, nos dias de folga prefere ficar na cama.
Apesar disso é uma pessoa curiosa e falante, alta tensão, e se não receber um corte não para. O que para ela é normal para os outros não é. Por exemplo, quando precisa baixar a tensão, eleva. E o contrário também. Chega a ser barulhenta aos ouvidos alheios.
Como é muito centrada em si, não consegue ouvir a opinião das outras ao redor e perde o foco com facilidade, mudando de assunto de uma hora para outra. Mas tem aspectos de genialidade e criatividade, além da intuição bem desenvolvida.
Por outro lado faz bem o papel de divertir todo mundo e detesta brigas ou confusões.
Em relação ao amor, se entrega para quem gosta mas quando não gosta é gelada. Se pressionada, foge. Se sentir atração corre atrás. Não gosta de relacionamentos melados.
Antes de se envolver com a pessoa amada é cautelosa. Mas depois, se entrega e confia.
Melhores profissões: relacionadas à beleza, ilustração, apresentador, etc.
Tipo B
Em geral as do tipo B são dotadas de um charme extraordinário e com poder de atrair as pessoas. Fazem parte do universo de 22% da população. Não costumam se ater a detalhes e não ligam para pequenices. A pessoa do tipo B quer se destacar de qualquer mais do que ninguém. Não gosta de trabalhar em equipe, mas tem resiliência e é muito curioso.
Tem um lado meio nerd e, por isso, quando gosta de algo a tendência é de se viciar. É muito centrado em si e enjoa com facilidade das coisas.
Seu temperamento é de fazer as coisas no seu tempo e são desleixadas em relação ao cumprimento dos horários. Antes de falar com a pessoa do tipo B é preciso verificar se não está de mau humor ou zangada. Se estiver e falar, vai deixá-la enfurecida.
Em geral é muito gentil com a pessoa amada mas fria com as demais. Com não tem interesse acha que não há necessidade de dar atenção.
Mesmo que perceba que a pessoa não tem interesse, não se incomoda e continua no ataque. O bom desse tipo é que mesmo que leve um fora, não fica pra baixo. Logo sai em busca de outro amor.
É um tipo que se descuidar sai com outras pessoas durante o namoro ou casamento.
Profissões interessantes: poeta, pintor, desenhista, entretenimento, artista, etc.
Tipo O
Apesar de não ser maioria no Japão, com 31%, é no mundo. Uma das características positivas fortes é ser aberta e receptiva. Também é sociável e não é de se importar com pequenices. Não costuma ficar com raiva, mas quando isso acontece saia de perto.
É alegre mas por outro lado costuma falar mal das outras, por isso, se mete em confusão.
Gosta de pessoas gentis e não tem vontade de se relacionar com as de temperamento muito forte. Nos dias de folga prefere ficar em casa.
Tem carisma, mas gosta de ser elogiada e tem um lado mimado ou que gosta de afagos.
Apesar de ser amável tem um lado frio que pode assustar. Como gosta do toque, às vezes pode acabar em briga.
No amor deixa aflorar a paternidade ou a maternidade, por isso, é preciso se cuidar para que a relação não fique como de pai/mãe com filho. Mas, como zela pela família a tendência é de valorizar o casamento. Por isso, há casamentos muito felizes.
No namoro ou casamento gosta de sair com outros casais, em clima de alegria.
As melhores profissões são as de artista, político, advogado, etc.
Lembre-se que não há nada de científico, porém é um curiosidade ou teoria que nasceu no Japão.
Se gostou da matéria compartilhe com seus amigos!
Para ler mais sobre as tradições deste país toque aqui. Para ler dicas especiais toque aqui.
Fontes: Ci.Nii, JPN Culture e Spicomi