O primeiro-ministro Shinzo Abe decidiu ter o nome da nova era anunciado em 1º de abril, após ele ser aprovado pelo Gabinete no início do dia, disseram nesta terça-feira (1º) pessoas familiares ao assunto, divulgou o Mainichi.
O novo nome de era seguirá a atual Heisei e será anunciado um mês antes do novo imperador ascender ao trono em 1º de maio.
O Japão usa o sistema de era imperial além do calendário gregoriano, e um nome de era é usado para cada período que o imperador continua no trono.
O anúncio do nome da nova era e a assinatura de uma ordem do Gabinete pelo atual imperador antes da sucessão imperial em 1º de maio sofreu oposição de membros conservadores do dominante Partido Liberal Democrático. Esses membros dizem que a ordem do Gabinete para mudar a era deveria ser assinada pelo novo imperador.
No entanto, Abe decidiu anunciar o nome da era com antecedência, visto que autoridades apoiaram tal medida à luz do impacto que a mudança do nome de era poderá ter na vida diária das pessoas.
A mudança exigirá revisões em várias esferas, incluindo mudanças em programas de computador e documentos usados por escritórios públicos. O premier tornará pública sua decisão em uma coletiva de imprensa de Ano Novo em 4 de janeiro.
Fonte: Mainichi