A tempestade tropical Pabuk poderá tocar o solo por volta das 19h de sexta-feira (4) – horário local (CNN)
Milhares de pessoas estão saindo de ilhas tailandesas populares entre os turistas antes da chegada do que poder ser a tempestade mais devastadora a atingir o país em décadas, disseram autoridades ao CNN na quinta-feira (3).
Publicidade
A tempestade tropical Pabuk poderá tocar o solo na tarde de sexta-feira (4) – horário local – perto do arquipélago Chumphon, no extremo leste das províncias de Surat Thani e Nakhon Si Thammarat da Tailândia, contudo as chuvas fortes já afetam a região.
Locais turísticos na área do Golfo da Tailândia, incluindo as ilhas de Ko Samui, Ko Phangnan e Ko Tao, juntamente com as que ficam no Mar de Andaman, como Pukhet e Phi Phi – que ficaram famosas no filme “A Praia” – poderão ser afetados pela tempestade.
“Ainda estamos compilando os números de evacuados. Eu posso dizer que várias milhares de pessoas de mais de 16 províncias”, disse o porta-voz do governo Putthipong Punnakanta ao CNN por telefone.
“É alta temporada, há muitos turistas estrangeiros em locais populares. Nós os informamos com dois dias de antecedência”.
Phuwieng Prakhammintara, diretor-geral do Departamento de Meteorologia da Tailândia, disse ao CNN que a tempestade poderia causar ondas de três a cinco metros de altura.
Ko Samui, uma das áreas que poderão ser afetadas pela tempestade (banco de imagens)
Escolas nas áreas costeiras serão fechadas e as forças armadas da Tailândia estão de prontidão para a chegada de Pabuk.
A Bangkok Airways anunciou o cancelamento de todos os voos de/para Ko Samui na sexta-feira “por razões de segurança”. Os passageiros afetados poderão remarcar seus voos sem pagar tarifas adicionais, disse a companhia aérea.
Após cruzar o Arquipélago Chumphon, se o atual percurso se mantiver, a tempestade tocará o solo na província de Surat Thani na manhã de sábado (5).
A Pabuk irá então se deslocar de forma relativamente rápida para a Península de Malay na direção do Mar de Andaman, mas não antes de deixar grande quantidade de chuva por toda a região.
Em áreas na porção extremo sul da Tailândia a previsão é de 250mm de chuva. Há também a possibilidade de deslizamentos a partir da cadeia de montanhas de Phuket no lado oeste da península.
É bem incomum que tempestades tropicais e tufões toquem o solo na Tailândia
A última vez que uma tempestade tropical tocou o solo na Tailândia foi em 1962, quando a Harriet atingiu 12 províncias e causou a morte de 900 pessoas. O único tufão da história que tocou o solo na nação do sudeste asiático foi o Gay em 1989.
A província que provavelmente será mais afetada é a de Nakhon Si Thammarat, por onde a Harriet passou.
Quando a tempestade avançar para o Mar de Andaman na direção da Baía de Bengala na próxima semana, ela pode se tornar um problema para as áreas costeiras de Myanmar, Bangladesh e Índia.
Tempestade segue para o Mar de Andaman
Atualizado à 23h20, 5 de janeiro
Milhares de pessoas no sul da Tailândia estão deixando os abrigos após a pior tempestade da região em 30 anos ter seguido em direção ao Mar de Andaman.
A tempestade tropical Pabuk deixou a Tailândia após causar inundações e cortes de energia. Um pescador morreu e outro está desaparecido.
O pescador morreu quando seu barco virou na manhã de sexta-feira (4) na província de Pattani, no sul, e outro membro da tripulação estava desaparecido.
Há relatos não confirmados de que um homem também morreu quando uma árvore atingiu sua casa em Nakhon Si Thammarat.
Voos e operações de ferry estão voltando ao normal, mas com atrasos.
A tempestade passou pela costa leste da Tailândia perto de Ko Pra Thong às 7h (horário local) deste sábado, 5 de janeiro, seguindo em direção às ilhas Andaman e Nicobar.
A Pabuk derrubou postes de luz e forçou a evacuação de cerca de 30 mil pessoas.
Alertas para inundações ainda estão em vigor.
As principais ilhas turísticas de Ko Samui, Ko Phangan e Ko Tao foram poupadas da força dos ventos e da chuva.
“A tempestade passou. Todos os 10 mil turistas estão seguros. Estou aliviado”, disse o chefe do distrito de Ko Samui, Kittipop Roddon.
Fonte: CNN, BBC