O exército dos EUA conduzirá neste ano seu primeiro exercício com míssil na ilha de Okinawa, de acordo com um relatório divulgado na quinta-feira (3), enquanto Washington busca conter uma China cada vez mais forte.
De acordo com o Sankei Shimbun, que não citou fontes, o exército dos EUA disse aos seus homólogos japoneses que planeja usar mísseis de superfície antinavio na estrategicamente importante Okinawa neste ano para o primeiro exercício do tipo realizado pelo principal aliado do Japão.
Nos últimos anos, navios de guerra chineses têm navegado em águas perto de Okinawa, onde a maioria das tropas dos EUA no Japão está localizada.
Especialistas dizem que as atividades marítimas da China cada vez mais ativas fazem parte de um plano para estabilizar controle de águas dentro da chamada “primeira cadeia de ilhas” que liga Okinawa, Taiwan e as Filipinas.
Alguns analistas acreditam que Pequim busca acabar com a dominância dos EUA no Pacífico Ocidental ao exercer controle da segunda cadeia de ilhas que liga Ogasawara, ilha do Japão, o território de Guam dos EUA e a Indonésia.
Pequim insiste que as atividades são para autodefesa.
Fonte: AFP via Japan Today