O foguete Epsilon-4 do Japão colocou em órbita sete pequenos satélites que foram desenvolvidos por companhias do setor privado e universidades.
A JAXA- Agência de Exploração Aeroespacial do Japão lançou o foguete de 26 metros de comprimento carregando os satélites na manhã desta sexta-feira (18), do Centro Espacial Uchinoura na província de Kagoshima, no sudoeste do arquipélago.
O foguete colocou o maior dos satélites em órbita a uma altitude de 514Km 54 minutos após o lançamento. Os outros seis foram então lançados um a um como planejado.
A JAXA desenvolveu a série Epsilon com a meta de colocar pequenos satélites em órbita a baixo custo. O Epsilon-1 foi lançado há seis anos.
Um dos sete satélites testarão equipamento de transmissão e câmeras feitas de peças comerciais e um outro tentará criar estrelas cadentes artificiais.
A agência espacial está arcando com o custo de lançamento do Epsilon 4 de 5,5 bilhões de ienes, ou cerca de 50 milhões de dólares, em uma tentativa de encorajar a exploração espacial por parte do setor privado. Essa é a primeira vez que um foguete Epsilon foi usado para transportar satélites.
Fonte: NHK