Um tornado raro que atingiu a capital cubana de Havana na noite de domingo (27) deixou três mortos e 172 feridos.
Fotos dramáticas mostram escombros cobrindo carros e inundações em zonas costeiras da cidade.
Fortes ventos danificaram prédios e causaram inundações em áreas mais baixas de Havana, de acordo com uma declaração do governo, com as províncias de Pinar Del Río, Artemisa e Mayabeque também afetadas. A agência de notícias AFP divulgou a ocorrência de ventos de até 99Km/h.
O Instituto Cubano de Meteorologia vai avaliar a extensão dos danos e a intensidade da tempestade, disse a declaração.
Tornados em Cuba são raros. A atividade mais comum do tipo são trombas d’água na costa, mas elas tendem a ser bem mais fracas do que o tornado do fim de semana, disse o meteorologista do CNN Taylor Ward.
CUBA TORNADO: A strong tornado took citizens of Havana by surprise Sunday evening, killing at least 3 people and injuring over 170. Damage was severe on homes, electric cables knocked down, and cars were lifted and thrown meters away against buildings. @FromHavana pic.twitter.com/gMvh5XDlO8
— CGTN America (@cgtnamerica) January 28, 2019
Residentes relataram que o tornado tinha “o som do motor de um avião” e eles sentiram mudanças na pressão ambiental quando ele chegou, disse Armando Caymares do Instituto de Meteorologia de Cuba à AFP.
A nação sofre eventos climáticos regularmente, como furacões e tempestades no Atlântico.
Cuba fica no Mar do Caribe, o qual é vulnerável a furacões entre junho e novembro.
Em setembro de 2017, 10 pessoas morreram em Cuba após a passagem do furacão Irma, com sete das fatalidades em Havana, de acordo com a rede de televisão estatal.
Fonte: CNN