Segundo meteorologistas, Chicago vai ficar mais fria que partes da Antártida (CNN)
Os EUA vão enfrentar um frio extremo nesta semana, alertam os meteorologistas.
Publicidade
Os sopros do ártico mais extremos causados por um vórtex polar (vórtice polar), que é um ciclone persistente de grande escala localizado perto dos polos geográficos de um planeta, poderá fazer as temperaturas despencarem para -53 graus.
Autoridades da área de meteorologia do estado de Iowa alertaram a população e pediram para “evitar respirar profundamente e minimizar a fala” se irem para o lado de fora.
Pelo menos 55 milhões de pessoas poderão enfrentar temperaturas abaixo de zero.
Nos estados do meio-oeste de Wisconsin, Michigan e Illinois, assim como nos estados do sul mais amenos do Alabama e Mississippi, foi declarado estado de emergência.
“A intensidade dessa massa de ar firo, eu diria, é uma vez em uma geração”, disse John Gagan, do Serviço Nacional Meteorológico (NWS).
O NWS alerta que a queimadura do frio (frostbite) é possível se a pessoa ficar no lado de fora por somente 10 minutos sob tais temperaturas extremas.
As temperaturas mais frias poderão ser sentidas no período de terça (29) a quinta (31), com os meteorologistas prevendo que Chicago ficará mais gelada do que a Antártida.
Em Illinois o registro de temperatura deve ser de -33 graus, com ventos congelantes cuja sensação térmica é perto dos -46 graus.
Cerca de 60cm de neve estão previstos em Wisconsin e 182cm em Illinois. No Alabama e em outro estado no sul, Georgia, também poderá nevar.
Algumas áreas estão com a visibilidade limitada. Veja o vídeo:
Fonte: BBC