Os EUA vão enfrentar um frio extremo nesta semana, alertam os meteorologistas.
Os sopros do ártico mais extremos causados por um vórtex polar (vórtice polar), que é um ciclone persistente de grande escala localizado perto dos polos geográficos de um planeta, poderá fazer as temperaturas despencarem para -53 graus.
Autoridades da área de meteorologia do estado de Iowa alertaram a população e pediram para “evitar respirar profundamente e minimizar a fala” se irem para o lado de fora.
Pelo menos 55 milhões de pessoas poderão enfrentar temperaturas abaixo de zero.
Nos estados do meio-oeste de Wisconsin, Michigan e Illinois, assim como nos estados do sul mais amenos do Alabama e Mississippi, foi declarado estado de emergência.
“A intensidade dessa massa de ar firo, eu diria, é uma vez em uma geração”, disse John Gagan, do Serviço Nacional Meteorológico (NWS).
O NWS alerta que a queimadura do frio (frostbite) é possível se a pessoa ficar no lado de fora por somente 10 minutos sob tais temperaturas extremas.
As temperaturas mais frias poderão ser sentidas no período de terça (29) a quinta (31), com os meteorologistas prevendo que Chicago ficará mais gelada do que a Antártida.
Em Illinois o registro de temperatura deve ser de -33 graus, com ventos congelantes cuja sensação térmica é perto dos -46 graus.
Cerca de 60cm de neve estão previstos em Wisconsin e 182cm em Illinois. No Alabama e em outro estado no sul, Georgia, também poderá nevar.
Algumas áreas estão com a visibilidade limitada. Veja o vídeo:
WC MN we’re dealing w/some limited visibility in the open areas. Remember to turn those headlights & taillights ON and #MoveOver for those on the shoulder. This area was I-94 about 10 miles east of Moorhead. Road info https://t.co/UtVIO3kuBr pic.twitter.com/yZG4NRC5Th
— Sgt. Jesse Grabow (@MSPPIO_NW) January 29, 2019
Fonte: BBC