Cruzamento de Shibuya (ilustrativa/banco de imagens)
O ministério dos transportes disse na terça-feira (29) que planeja intensificar as medidas para ajudar os visitantes estrangeiros no caso de um terremoto massivo em Tóquio.
Publicidade
A resistência a terremotos de aeroporto e linhas ferroviárias também será reforçada para garantir o rápido retorno dos visitantes estrangeiros aos seus países, enquanto mais placas com símbolos serão introduzidas para ajudá-los a localizar rotas e áreas de evacuação.
O ministério também planeja notificar os visitantes sobre a possibilidade de um terremoto em seu site para estrangeiros, visto que o governo japonês espera um fluxo de 10 milhões de pessoas do exterior durante as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2020.
De acordo com estimativas do governo, há uma chance de 70% de um terremoto de magnitude 7 ocorrer diretamente em Tóquio dentro dos próximos 30 anos e que no pior caso, o tremor poderia causar a morte de até 23 mil pessoas e destruir 610 mil casas e prédios.
Com a preocupação de que multidões vão se reunir em abrigos perto de áreas próximas aos locais de eventos olímpicos, o governo vai aumentar os estoques de mantimentos e preparar o transporte de produtos e pessoas via mar.
O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo também revisou seu plano de desastre referente a um terremoto de magnitude 8 a 9 ao longo da fossa Nankai (Nankai Trough) que se estende ao largo da costa da central do arquipélago até o sudoeste.
A probabilidade desse terremoto ocorrer dentro de 30 anos é de 70 a 80 por cento.
O governo planeja criar um sistema para garantir o transporte uniforme de produtos fundamentais para alívio de desastre e recuperação, além de buscar cooperação de empresas de logística e operadores de portos.
Fonte: Mainichi