A Casa Branca disse que o presidente Donald Trump planeja declarar uma emergência nacional para que ele possa contornar o Congresso e construir um muro ao longo da fronteira sul com o México.
A declaração, frisa a Casa Branca, virá assim que o presidente assinar uma nova lei de recursos que evitará uma outra paralisação parcial do governo.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, disse na quinta-feira (14) que a ação executiva, que inclui uma emergência nacional, será tomada para assegurar o fim da crise humanitária e de segurança nacional na fronteira”.
Anteriormente, Trump demonstrou sua insatisfação com um acordo de orçamento alcançado entre republicanos e democratas, visto que ele não inclui fundos suficientes para construir um muro na fronteira prometido pelo presidente.
Os democratas estão denunciando a planejada declaração de emergência nacional de Trump como um abuso de poder presidencial.
O que é uma emergência nacional?
Um estado de emergência é declarado em tempos de crise. Nesse caso, Trump disse que a crise está sendo causada por imigrantes que chegam à fronteira dos EUA com o México.
Especialistas dizem que declarar uma emergência nacional daria ao presidente acesso a poderes especiais que efetivamente permitem a ele contornar o processo político habitual.
Ele poderia redirecionar o dinheiro de existentes orçamentos militares ou para alívio de desastres para pagar pelo muro.
No entanto, há um debate sobre se a situação na fronteira sul dos EUA constituiu tal emergência.
Por outro lado, mais de duas mil pessoas foram rejeitadas ou presas na fronteira a cada dia só em novembro. Defensores dizem que isso se iguala a uma emergência.
Outros argumentam que o número é bem menor do que aquele de uma década atrás, e muitas das milhares de pessoas que viajaram na direção norte a partir de países como Honduras estão se apresentando como requerentes de asilo, buscando entrar no país ilegalmente.
Fonte: NHK, BBC