O Ministério da Educação vai considerar rever uma proibição sobre o uso de smartphones e outros dispositivos por alunos do primário e ginásio.
“Vamos considerar rever o aviso (que inclui a proibição do uso de smartphone) à luz de mudanças no ambiente social nas escolas e as situações de estudantes”, disse o ministro da educação Masahiko Shibayama na terça-feira (19) em uma conferência de imprensa.
No aviso de janeiro de 2009, o ministério disse que telefones celulares não são diretamente necessários para atividades educacionais e deste modo levá-los para as escolas do primário e ginásio deve ser proibido a princípio.
Para os alunos do ensino médio, o aviso disse que o uso de telefones celulares deve ser limitado e uma proibição sobre levá-los para a escola deve ser considerada uma opção.
Uma década após o aviso, o ministério julgou que a proibição “não se encaixa com a época”, levando em consideração a disseminação de telefones celulares e smartphones e a necessidade por ferramentas de comunicação se um desastre ocorrer.
O ministério planeja avançar com a revisão ao reunir opiniões das escolas e dos pais.
Província de Osaka permite o uso de smartphones por alunos do primário e ginásio
Em relação ao uso de smartphones na escola, o departamento de educação do governo de Osaka anunciou na segunda-feira (18) sua decisão de permitir alunos do primário e do ginásio na província a trazerem os aparelhos para a escola.
O departamento revelou projeto de orientações que permite aos estudantes trazerem smartphones para a escola somente quando os pais autorizarem.
Um forte terremoto atingiu a área norte da província de Osaka em junho do ano passado, deixando os pais preocupados com os filhos que vão à escola. Após o terremoto, o departamento recebeu solicitações para permitir aos estudantes levarem smartphones para a escola.
Fonte: Japan Times