Com as mãos unidas, a Androide Kannon está acrescentando modernidade a um famoso templo em Quioto construído pela esposa de Toyotomi Hideyoshi, o senhor de guerra do século 16 que unificou o Japão, para fazer uma homenagem ao seu marido.
A Androide Kannon, que é uma deidade Budista da misericórdia, foi revelada para veículos de mídia em 23 de fevereiro no templo Kodai – Kodai-ji – antes de começar a pregar em público no mês que vem.
“O Budismo viu uma disseminação fenomenal no mundo com o surgimento de imagens Budistas”, disse Tensho Goto, um sacerdote no templo que fica no distrito de Higashiyama em Quioto. “Esperamos que a androide Kannon ajude os ensinamentos Budistas a alcançarem os corações das pessoas de hoje”.
O projeto de 100 milhões de ienes para construir a androide foi uma colaboração entre o templo zen e Hiroshi Ishiguro, professor de inteligência robótica na Universidade de Osaka.
O templo pediu a Ishiguro e sua equipe que desenvolvessem um androide que pudesse passar os ensinamentos Budistas de uma maneira de fácil compreensão para ajudar a oferecer paz de espírito a pessoas que enfrentam problemas.
A androide, que recebeu o nome de Mindar, está programada para fazer um “sermão” do Sutra do Coração em japonês. As versões em inglês e chinês são projetadas em uma tela.
Mindar, que tem uma câmera instalada em seu olho esquerdo, tem 195cm de altura, incluindo a base, e pesa 60Kg.
Ela pode mover sua cabeça, assim como os braços e o tronco, o qual tem partes mecânicas que podem ser vistas.
A exibição especial da Androide Kannon será realizada de 8 de março a 6 de maio de 2019.
Vídeo do Sankei:
Vídeo do Asahi:
Fonte: Asahi