De acordo com a Universidade de Keio em Tóquio na terça-feira (26), um bebê que nasceu com 268 gramas deixou o hospital onde estava internado após aumentar para o peso de 3,2Kg, tornando-se o menor bebê menino no mundo que sobreviveu.
O detentor do recorde anterior nasceu pesando 274 gramas na Alemanha em 2009, disse a Keio, citando o registro da Universidade de Iowa para os menores bebês do mundo. A menor bebê menina do mundo nasceu pesando 252 gramas, também na Alemanha, em 2015.
No mundo 23 bebês nasceram prematuramente pesando menos de 300 gramas e sobreviveram, dos quais somente quatro eram meninos, de acordo com o site Tiniest Babies Registry.
O bebê de Tóquio nasceu por meio de uma cesariana de emergência em agosto de 2018. Seu peso não havia aumentado nas 24 semanas de gestação e os médicos julgaram que sua vida estava em perigo, disse a universidade.
Quando nasceu o bebê era tão pequeno que cabia na palma das duas mãos juntas, mas após receber tratamento em uma unidade de cuidado neonatal ao controlar sua respiração e nutrição, ele cresceu de forma estável e pôde ser amamentado.
Ele deixou o hospital em 20 de fevereiro.
A taxa de sobrevivência de bebês que nascem com menos de 1Kg é de cerca de 90% no Japão, mas aquela de bebês com menos de 300 gramas é baixa, principalmente para meninos.
“Quero que as pessoas saibam que bebês podem ir para casa com vigor mesmo se eles nascerem pequenos”, disse o médico Takeshi Arimitsu.
Fonte: Kyodo