Várias companhias aéreas, incluindo a Emirates e a Qatar Airways, suspenderam voos em direção ao Paquistão na quarta-feira (27) após a nação no sudeste asiático ter fechado seu espaço aéreo na sequência de tensões elevadas com a vizinha Índia.
Etihad, flydubai, Gulf Air, SriLankan Airlines e Air Canada também suspenderam serviços com destino ao país e portais de rastreamento de voos mostraram que a Singapore Airlines, a British Ailrines e outras foram forçadas a redirecionar voos.
Companhias aéreas que sobrevoam a Índia e o Paquistão com destino à Europa, Oriente Médio e Ásia foram afetadas e alguns voos foram redirecionados para passar por Mumbai, na costa oeste da Índia, para que eles pudessem ir um pouco mais ao sul e evitar o espaço aéreo paquistanês, disse um oficial do governo indiano à Reuters.
O Paquistão realizou ataques aéreos e abateu duas aeronaves militares indianas na quarta-feira, disse um oficial paquistanês, um dia após aviões de guerra da Índia terem atacado o Paquistão pela primeira vez desde um conflito em 1971.
O recente conflito entre a Índia e o Paquistão por causa da disputada região de Caxemira começou quando um carro bomba matou 40 policiais paramilitares indianos em 14 de fevereiro. A Índia retaliou na terça-feira (26) com um ataque aéreo contra o que disse ser uma base de treinamento de militantes.
Mark Martin, fundador e chefe executivo na Martin Consulting India, disse que cerca de 800 voos por dia usam o corredor aéreo Índia-Paquistão, tornando-o “fundamental”.
Companhias aéreas internacionais que normalmente transitam no espaço aéreo entre a Índia e o Paquistão foram forçadas a redirecionar seus voos, incluindo a Singapore Airlines, Finnair, British Airways, Aeroflot e Air India, de acordo com o portal flightradar24 que rastreia o movimento de aviões globalmente.
A Qatar Airways disse em uma declaração que ela suspendeu temporariamente seus voos com destino a oito cidades na Índia e no Paquistão “devido à atual situação na fronteira entre os países” e que seus voos com rota sobre o espaço aéreo de ambos podem sofrer atrasos por causa do redirecionamento na área.
Na manhã de quarta-feira, a Índia fechou vários aeroportos na região norte do país temporariamente, levando a dezenas de cancelamentos de voos domésticos após aviões de guerra paquistaneses terem atravessado a fronteira em direção ao lado indiano da Caxemira.
As operações nos aeroportos indianos já foram retomadas.
Fonte: Nikkei