Por conta da TPP o Japão teve aumento impressionante de importação, no mês de janeiro, desde o abrandamento do imposto sobre as carnes bovina e suína.
Carne bovina bem mais barata desde janeiro (ANN)
O Ministério das Finanças informou na quarta-feira (27) relatório sobre as importações dos produtos relacionados a TPP-Parceria do Transpacífico, um acordo econômico e estratégico, colocado em prática desde 30 de dezembro do ano passado.
Publicidade
Uma das estatísticas surpreendentes foi em relação à importação da carne bovina. Houve aumento de 150% em janeiro, comparado ao mesmo mês do ano anterior.
Passou de 21 mil para 33 mil toneladas importadas. A grande maioria ainda vem da Austrália, com aumento de 19 para 27 mil toneladas. Canadá e Nova Zelândia comemoram com aumentos de 5 e 3 vezes mais, respectivamente.
Além da onda de consumo da carne bovina, o rebaixamento do imposto de 38,5% para 27,5% teve forte influência.
Mas o aumento da importação da carne bovina não foi só dos 4 dos atuais 6 países – Austrália, Nova Zelândia, Singapura, Canadá, México e Vietnã. Passou para 50 mil toneladas, o que representam 140% a mais, de outros países fora da TPP.
Em relação à importação da carne suína, de três países – Austrália, Canadá e México – houve um leve aumento, passando de 25 para 26 mil toneladas em janeiro.
Gráfico comparativo (Sankei)
Fontes: Sankei Biz e ANN