No sábado (2) foi realizado um Fórum de Política da Agricultura com o tema “agricultura do futuro”, em Omihachiman (Shiga), com plateia de 360 pessoas da área.
Os brasileiros Lilia Kimie Era de Oliveira, 50, e seu filho Mayke, de 25 anos, contaram sobre a trajetória da plantação de morangos, para o agroturismo. Eles recebem visitantes para o ichigogari ou colheita de morangos à vontade, em Ryuo-cho (Shiga).
Ela contou que veio com a família, de agricultores, em 1997. Trabalhou em uma indústria de plásticos em Konan (Shiga) no ano de 2003. Os morangos entraram em sua vida através do encontro com um casal de idosos do Takano Noen, em 2007.
Passou a ajudar o casal Kenjiro e Chima Takano no cultivo das frutas, enquanto trabalha à noite, e ainda arrumava tempo para estudar sobre a agricultura do Japão.
Quando se deu conta, já estava totalmente envolvida no cultivo das frutas vermelhas. Em 2014 o casal resolveu passar a propriedade para ela. O seu filho Mayke, então, herdou o cultivo e desde então os dois vêm se empenhando para oferecer o melhor para os visitantes.
Durante o testemunho, o casal Takano na plateia ouviu “obrigado por nos receber como sua família, mesmo sendo estrangeiros”, disse Mayke. A família se empenha no desenvolvimento de novas variedades.
Caso queira colher e comer morangos no Takano Ichigoen toque aqui para abrir o mapa. O período segue até final de maio. O bom é que nessas propriedades tanto Lilia quanto Maike falam português. Telefone para reserva: 090-9119-2850.
Fontes: Chunichi, JFC e Jalan