Uma devastadora série de tornados atingiu o estado do Alabama no domingo (3), deixando pelo menos 23 mortos em um condado.
As vítimas, incluindo crianças, eram do Condado de Lee, disse o xerife Jay Jones. Pelo menos 12 das mortes ocorreram em uma área a cerca de 8 a 9 quilômetros da cidade de Opelika, disse ele.
Inicialmente Jones relatou 14 mortes, mas ao atualizar o número para 22 no fim de domingo, ele disse que “a quantidade de pessoas poderia aumentar novamente”.
Segundo estimativa de Jones, um caminho de destruição de cerca de 500Km se estendeu na direção leste de onde o tornado tocou o solo.
Video shows destruction in Beauregard, Alabama after tornado leaves at least 14 people dead, according to officials in Lee County. https://t.co/Nh2TAH8mVz pic.twitter.com/6keijqTy3g
— ABC News (@ABC) March 4, 2019
Parece que dois tornados atingiram o Condado de Lee no período de uma hora, disse o meteorologista do CNN Gene Norman. Pelo menos uma dezena de tornados tocaram o solo no Alabama e Geórgia na tarde de domingo, de acordo com o National Weather Service.
As 23 vítimas fatais relatadas no domingo marcaram o que seria o dia mais mortal para tornados no estado desde o Tuscaloosa-Birmigham que levou a vida de mais de 200 pessoas em 2011.
Várias pessoas foram transportadas para o Centro Médico do Leste do Alabama com ferimentos graves, disse Jones. Autoridades estavam priorizando os esforços de busca e resgate na noite de domingo, mas foram interrompidos pela diminuição da luz, disse ele.
A governadora do Alabama, Kay Ivey, estendeu o estado de emergência que havia sido emitido no mês passado por causa de tornados e clima severo.
Várias casas sofreram danos significativos, disse Jones ao WRBL, e várias agências estão trabalhando para auxiliar na busca por feridos dentro das residências.
Os tornados fazem parte do mesmo sistema que deve trazer tempo frio para grande parte dos EUA nesta semana, disse Norman.
Fonte: CNN