Estresse Infantil
O estresse infantil está se tornando cada vez mais frequente. Provavelmente isso acontece por consequência da independência precoce exigida das crianças.
Como reconhecer os sintomas do estresse infantil no seu filho?
O estresse pode se apresentar de forma física ou psicológica. Entre as formas físicas estão as dores de cabeça constantes, dores de estômago, náuseas, hiperatividade, enurese noturna (xixi na cama com frequência), ranger de dentes, tensão muscular, dificuldades para respirar e distúrbios do sono.
Entre as formas psicológicas estão a ansiedade, terror noturno, pesadelos, dificuldade de relacionamento com os colegas e com a família, a criança passa a se isolar cada vez mais, dificuldades de aprendizagem, desânimo, insegurança, choro excessivo, tristeza, birra e medo.
Quais são as causas do estresse infantil?
Dentre as principais causas, podemos citar as mudanças excessivas, seja de casa ou de escola; responsabilidade em excesso ou excesso de atividades; brigas dentro do lar; cobrança excessiva em cima da criança; morte na família; rejeição por parte dos colegas ou bullying.
Como agir nesses casos
Em primeiro lugar, como pais, devemos repensar nossas atitudes e como o ambiente familiar pode estar afetando a criança.
Como professor, perceber se houve mudança de comportamento em sala de aula.
Porém em ambos os casos, pode ser necessário a ajuda de profissionais adequados, como um médico e um psicólogo.