Um terremoto moderadamente forte causou um deslizamento que atingiu a área de uma popular cachoeira na ilha turística de Lombok no domingo (17), matando pelo menos duas pessoas e deixando dezenas de feridos, disseram autoridades. Centenas de casas foram danificadas pelo tremor.
O USGS- Serviço Geológico dos EUA disse que a magnitude do terremoto foi de 5,5, a uma profundidade de 23Km.
O terremoto foi sentido em toda a ilha, deixando os residentes em pânico que ainda estão se recuperando de um grande terremoto que ocorreu no mês de agosto de 2018 o qual deixou mais de 300 mortos e centenas de desabrigados.
O terremoto de domingo causou um deslizamento do Monte Rinjani e atingiu dezenas de turistas na cachoeira Tiu Kelep localizada no pé do vulcão ativo, disse Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da Agência de Mitigação de Desastres da Indonésia.
Dois malaios, incluindo um garoto de 14 anos, morreram em decorrência do deslizamento, disse Nugroho.
Ele disse que equipes de resgate conseguiram evacuar 22 malaios e 14 indonésios do local da cachoeira e 50 outros – a maioria pesquisadores de instituições do governo, militares e a polícia – da área montanhosa.
Quarenta e quatro pessoas ficaram feridas por causa do terremoto, incluindo oito malaios, disse Nugroho. Cerca de 500 casas foram danificadas.
A Indonésia fica no chamado “Anel de Fogo do Pacífico” e sofre terremotos e erupções vulcânicas frequentes.
Inundações em Papua
Pelo menos 73 pessoas morreram e mais de 60 estão desaparecidas em inundações em Papua, no leste do país.
Equipes de resgate estão fazendo de tudo para chegar a ilhas remotas da província e há temores de que o número de mortos aumente.
Estradas ficaram bloqueadas por terras do deslizamento e árvores caídas e as inundações danificaram duas pontes e mais de 100 casas.
Mais de quatro mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas e algumas estão abrigadas em escritórios do governo.
Residentes locais disseram que a chuva torrencial começou na tarde de sábado (16) e continuou até a noite, causando deslizamentos e inundações repentinas.
Inundações são comuns na Indonésia, principalmente durante a temporada de chuvas de outubro a abril.
Fonte: Mainichi