Com máscara de tigre, trajes extravagantes, peruca de penas pink o lendário Shinjuku Tiger, 69, estreia no cinema. Começa na sexta-feira (22) a exibição de um documentário sobre esse homem que todo mundo que mora em Tóquio já viu, mas não sabe quem é.
Sua profissão é entregador de jornais. E já faz tempo. Lá se vão mais de 40 anos. Cercado de mistério o filme mostra o seu cotidiano, a fama trazida pela mídia, a sua personalidade e o motivo de andar assim todos os dias.
Ouvindo enka – música tradicional japonesa – entrega os jornais e de vez em quando posa para tirar fotos com as pessoas.
O colorido representa ‘love and peace’. “Não sou dark, tem muitas cores, isso representa sonhos”, exclama.
Shinjuku Tiger e mensagem de amor, paz, sonhos e romance
Relembra que tinha um santuário xintoísta perto de sua casa, com dezenas de máscaras diferentes. “Escolhi intuitivamente esta”, explicando que foi há 45 anos. “Me transformei em tigre, simples assim”, conta.
“Este traje colorido representa o amor, a paz, mais cinema, a beleza da mulher, os sonhos e o romance. Não são apenas adornos, é minha família. Só de ficar assim me abasteço de energia”, revela.
Nasceu em 1948 na província de Nagano e em 1967 vai para Tóquio cursar faculdade, a qual abandona no segundo ano. Aos 24 anos esse encontro marcante com a máscara o transformou nesse tigre extravagante. E, desde então, assim vive.
“Alegria de viver à minha maneira”
“O tigre é um ser que consegue viver sozinho dentro da selva, sem se deturpar. No passado, sofri bullying, fui agredido por causa deste traje. Mas não me desviei do caminho.
Depois das entregas de jornais diariamente, vai ao cinema se deliciar. Com seu estilo único e próprio passa a mensagem da “alegria de viver à minha maneira e a importância da continuidade”.
“Não tenho bandeiras da religião tampouco da política, nem posição social nem honra. Comecei como tigre e vou terminar como tigre”, finaliza.
Para quem se interessa em conhecê-lo um pouco mais, pode assistir ao documentário produzido pela Yunika Vision, no Teatro Shinjuku. Aos poucos será exibido nos cinemas de todo país.
Assista ao trailer do documentário.
Fontes: ANN, Nippon e divulgação