Na manhã de sexta-feira (29) o governo informou sobre as novas diretrizes quando aumentar a possibilidade da ocorrência de um terremoto gigante, como o Nankai Trough, de magnitude 9.
O governo compilou diretrizes que incluem a evacuação dos moradores da área costeira por uma semana, na possibilidade de um terremoto de magnitude 8 ou 9, emitindo uma informação especial. Nesse caso dará instruções aos governos locais e empresas para as ações preventivas.
A estimativa do governo é que se ocorrer um terremoto dessa magnitude, como o temido Nankai Trough, no pior dos casos, 320 mil pessoas poderiam morrer.
No passado, depois que um terremoto de magnitude 8 ocorreu no lado leste ao longo do Nankai Trough, chamado de rachadura ao meio (半割れ, lê-se hanware), observou-se a ocorrência de um outro no outro lado, o oeste.
Por causa disso, caso ocorra esse tipo de tremor a diretriz do Gabinete do Governo afirma que o país emitirá a chamada Medida de Advertência de Grande Terremoto (巨大地震警戒対応, lê-se kyodai jishin keikai taio).
Tem por finalidade a preparação para a possibilidade de um grande terremoto ocorrer do outro lado também. Nas áreas costeiras, onde é difícil evacuar rapidamente se gerar tsunami, os moradores serão informados a buscar um local seguro para refúgio, com uma semana de antecedência.
Caso o previsto grande terremoto não ocorra depois de cerca de uma semana o alerta será mudado para Medidas de Cuidado ao Grande Terremoto (巨大地震注意対応, lê-se kyodai jishin chuui taio). Nesse caso a população deverá ficar atenta e preparada, em casa, com sua mochila de emergência, por mais uma semana.
Mochila de emergência para o abrigo
Diante dessas novas diretrizes o governo pede à população que a mochila de emergência deva conter alimentos, água e artigos pessoais para assegurar a permanência de pelo menos 1 semana no abrigo. “Os abrigos são geridos pelos próprios evacuados e eles preparam os seus próprios alimentos com seus utensílios domésticos”, disse.
Por outro lado, nos dois casos de deslizamento lento da placa ou de rachadura parcial, gerando terremoto de magnitude 7, o alerta a ser emitido é de Cuidado com o Grande Terremoto (巨大地震注意, lê-se kyodai jishin ni chuui), informando detalhadamente sobre o perigo. Nesse caso a população deve verificar se as mobílias estão bem fixadas e confirmar se a mochila de emergência está em dia.
O governo revisou as medidas preventivas em relação à possibilidade do grande terremoto, depois de 40 anos, em 2017. Partindo da premissa de que é difícil fazer uma previsão antecipada, decidiu criar um sistema para emissão de informações especiais.
Prevenção
Para ler outras matérias relacionadas à prevenção toque sobre as palavras em vermelho:
- Alimentos de emergência
- Mochila ou kit de emergência
- Bracelete de prevenção
- Moradia segura
- A importância do telefone público
- Linguagem em japonês das autoridades locais
Fontes: Nikkei e JNN