Compartimentos desenvolvidos para se adaptar ao porão da aeronave (Crystal Cabin Award)
Pode não parecer atraente, mas após uma premiação da Aircraft Interiors Expo da Crystal Cabin Awards 2019 realizada em Hamburgo, na Alemanha, isso pode estar a caminho.
Publicidade
Um painel de especialistas que criam interiores de aeronaves julgou mais de 100 entrantes de 22 países com a meta de premiar novas ideias que poderiam ser implementadas em breve em aeronaves no mundo.
Inovação e exploração
O prêmio “Cabin Concepts” foi a para a fabricante de aeronaves Airbus, em cooperação com a empresa francesa Safran.
Essas duas gigantes foram reconhecidas pelos seus “Lower Deck Pax Experience Modules” – compartimentos desenvolvidos para se adaptar ao porão da aeronave, a fim de estender o espaço de passageiros abaixo da cabine padrão.
Sebastian Sivgnon, diretor de inovação de projetos na Safran e Frederic Mazel, diretor de produtos de cabine na Airbus, disseram ao CNN Travel que o prêmio poderia ajudar a impulsionar o design da equipe da página para o céu.
Dependeria da companhia aérea decidir como ela venderia tal conceito aos passageiros – você simplesmente apareceria lá embaixo quando quisesse dormir ou poderia teoricamente passar um voo intercontinental inteiro no porão sem janelas?
A dupla disse que muitos passageiros estão interessados, principalmente se o bilhete for vendido ao preço de uma opção econômica premium.
Mazel e Sivgnov admitem que a experiência não seria para os passageiros claustrofóbicos, mas para qualquer outro pode ser chamativo.
Então, um bilhete aéreo estará disponível em breve?
“Isso depende se uma companhia aérea decidir por isso”, enfatiza Mazel. “Estamos prontos, se elas decidirem nos próximos meses, para entregar em 2021”.
Viagem confortável
Para experiências de cabines mais convencionais, há a categoria “Passenger Comfort Hardware”, cuja ganhadora foi a fabricante RECARO.
A empresa alemã foi reconhecida por sua poltrona de classe econômica de longo percurso, uma unidade de última geração a qual dizem que vai “promover o sono confortável acima das nuvens”, com um suporte para o pescoço e acolchoamento ajustável para apoiar as costas.
Unidade de última geração a qual dizem que vai “promover o sono confortável acima das nuvens” (Crystal Cabin Award)
Ideias visionárias
Na categoria “Visionary Concepts”, a Paperclip Design levou o prêmio pelo seu “Peacock Suites”, um conceito superluxuoso – e superflexível – que permite às cabines de primeira classe serem reconfiguradas de acordo com as necessidades de um passageiro.
Seu conceito permite que um compartimento para família com um beliche seja transformado em uma suíte com três camas.
Na categoria “University”, Sahngseok Lee da Universidade de Hongik da Coreia do Sul ganhou pelo seu conceito “1 for All”, desenvolvido em colaboração com a fabricante de poltronas Adien. Lee idealizou uma maneira de posicionar várias classes de poltronas juntas em um sistema como o tetris.
Conceito “1 for All”, com configuração de cabine como o Tetris (Courtesy Crystal Cabin Award)
Fonte: CNN Travel