A queda no preço de atacado da carne bovina congelada norte-americana é uma notícia que agrada tanto os consumidores dos supermercados quanto os clientes dos restaurantes.
Isso tem como pano de fundo a guerra comercial entre Estados Unidos e China.
À medida que a China adiciona tarifas de impostos à carne bovina dos EUA, o excesso dessa carne é exportada para o Japão em grande quantidade, o que reduz os preços.
Na China os donos de restaurante de carne americana grelhada estão enfrentando alta de preços, mas procuram segurar os preços para não correrem o risco de afastamento dos clientes. Enquanto isso aguardam pelo fim da guerra comercial.
No Japão, temporariamente bem mais em conta
Segundo o dono de um mercado e quitanda de Tóquio, Akidai, uma bandeja de carne americana está saindo ¥100 mais em conta do que a popular australiana. Isso se deve ao preço de atacado desde o começo da semana.
Em um restaurante especializado em Tóquio, uma porção da carne de costela usada para o shabushabu passa de 780 para 500 ienes. Outra especial, igualmente de costela, passa de 1.590 para 500 ienes.
Os consumidores do Japão devem aproveitar este período de guerra comercial pois, com o fim dela, os preços deverão voltar ao normal.
Fonte: ANN