O ministério dos transportes do Japão deve introduzir novas regras exigindo que comissários de bordo e mecânicos no país realizem testes de consumo de álcool.
A medida segue a decisão anterior do ministério de obrigar pilotos nacionais a realizarem testes pré-voo devido a revelações de uma série de problemas relacionados ao consumo de álcool.
As novas regras vão proibir que comissários de voo, mecânicos e expedidores trabalhem se qualquer indício de álcool for detectado.
O ministério também vai exigir a presença de uma terceira pessoa durante o teste e o uso de um analisador em forma de canudo para evitar fraude.
Comissários de voo, em seus papéis vitais na segurança dos passageiros, também terão que passar pelo teste após o pouso, assim como os pilotos.
O ministério planeja introduzir as novas regras logo em maio.
Problemas relacionados ao consumo de álcool continuaram mesmo após o ministério ter estabelecido em janeiro padrões mais rigorosos para pilotos.
Em fevereiro, descobriu-se que um copiloto da ANA- All Nippon Airways tinha consumido álcool seis horas antes de um voo.
Em março, o teor de álcool no organismo de um copiloto do grupo ANA estava seis vezes acima do limite permitido.
Fonte: NHK