Médicos que estavam atendendo uma mulher taiwanesa por causa de um inchaço no olho ficaram chocados ao encontrar quatro pequenas abelhas vivendo dentro de sua pálpebra esquerda.
Os insetos minúsculos conhecidos como sweat bees (abelhas do suor) têm de 3 a 4 milímetros de comprimento, de acordo com a afiliada da CNN, a CTS.
“Eu vi algo que parecia pernas de inseto, então as puxei olhando com um microscópio, bem devagar e uma por vez sem danificar nada dentro”, disse Hung Chi-ting, chefe do departamento de oftalmologia do Hospital Universitário de Fooyin em Taiwan, aos repórteres em uma coletiva de imprensa.
As sweat bees, também conhecidas como halictidae, “se agrupam perto de túmulos e em árvores caídas, então é fácil se deparar com elas enquanto caminha pelas montanhas”, explicou Hung.
De acordo com a CTS, a mulher, identificada pela sua família como He, acha que os insetos foram parar dentro de seu olho quando ela estava visitando o túmulo de seus parentes. Presumindo que fosse terra, ela lavou os olhos com água, mas continuou com muita dor.
“Estava muito dolorido. Lágrimas não paravam de sair do meu olho”, disse ela. “Fiquei com medo de morrer”.
Após três horas de agonia, He foi ao hospital onde os médicos determinaram que ela estava sofrendo de celulite ocular, uma infecção bacteriana, e erosão corneana causada pelas sweat bees.
“Felizmente ela veio ao hospital logo, do contrário eu teria que retirar o seu globo ocular para salvar sua vida”, disse Hung.
As sweat bees se alimentam de néctar e pólen, mas também são atraídas pelo suor humano, o qual fornece “umidade essencial e sais minerais” de acordo com o Departamento de Conservação do Missouri.
A mídia local divulgou que He terá uma recuperação completa.
Fonte: CNN