Uma cerimônia memorial foi realizada na província de Kumamoto, sudoeste do Japão, para marcar três anos desde o início da série de terremotos devastadores.
Os terremotos levaram a vida de 273 pessoas, incluindo aquelas que morreram de causas relacionadas aos abalos sísmicos.
A cerimônia realizada no escritório provincial começou por volta das 10h deste domingo (14). Os participantes fizeram um minuto de silêncio.
O governador de Kumamoto, Ikuo Kabashima, disse que cerca de 17 mil pessoas ainda estavam morando em habitações temporárias por causa dos terremotos. Ele disse que vai ficar à disposição de cada uma delas e trabalhará duro para garantir casas permanentes a todos.
Um dos participantes era Keisuke Masuda de 81 anos que perdeu sua esposa Fumiyo que tinha 79 anos.
Ele disse que o terremoto mais forte os atingiu na madrugada de 16 de abril e que sua esposa foi encontrada sob os escombros da casa onde moravam.
Masuda disse que a vila de Minamiaso é onde ele e sua esposa viveram por 60 anos. Ele espera continuar levando uma vida autossuficiente e também ajudar nos esforços de recuperação.
A série de terremotos devastadores atingiu a província de Kumamoto e áreas vizinhas no sudoeste do Japão em abril de 2016.
O primeiro terremoto, com magnitude 6.5 na escala Richter que ocorreu no dia 14 de abril de e registrou intensidade máxima na escala japonesa que vai de 0 a 7, foi seguido por uma série de fortes tremores, incluindo um de magnitude 7.3 no dia 16 de abril.
Fonte: NHK