O governo e instituições médicas estão pedindo à população que verifiquem quais hospitais e clínicas estarão abertos durante o feriado de Golden Week, que neste ano será mais longo, visto que alguns departamentos que atendem pacientes ambulatoriais estarão fechados.
Pessoas com condições crônicas, como hipertensão e diabetes, são as que devem ter maior atenção e garantir que tenham quantidades suficientes de medicamentos prescritos antes do feriado, que foi estendido para 10 dias a fim de celebrar a sucessão imperial.
Durante um feriado normal de Golden Week, clínicas locais se revezam para atender pacientes. De acordo com a Associação Médica do Japão composta em sua maioria por médicos autônomos, 60% de associações médicas locais respondentes disseram que estão planejando fazer o mesmo durante o feriado de 10 dias.
Em relação a hospitais gerais, cuidados de emergência 24 horas serão fornecidos como de costume, mas muitos deles devem disponibilizar serviços ambulatoriais por somente dois ou três dias da semana durante o período de feriado de 27 de abril a 6 de maio.
Uma pesquisa conduzida pela empresa de consultoria médica com 123 hospitais gerais em todo o país mostrou que 80% planejam fornecer serviços ambulatoriais e realizar operações em certos dias durante o feriado, mas poucos estarão abertos todos os dias para pacientes ambulatoriais.
Muitos hospitais gerais atenderão pacientes ambulatoriais em 30 de abril e 2 de maio, mostrou a pesquisa. Alguns, no entanto, escolheram interromper serviços com exceção de emergências para permitir que os médicos tirem folga.
No Hospital Universitário de Kanazawa, na província de Ishikawa, atendimentos ambulatoriais não estarão disponíveis durante todo o feriado. No entanto, cuidados de emergência 24 horas, terapia de radiação e diálise, estarão disponíveis como de costume.
Se o hospital universitário mantivesse seus serviços regulares atendendo uma média de 1.500 pacientes ambulatoriais por dia semana, cerca de 1.800 funcionários incluindo médicos, enfermeiras e pessoal administrativo teriam que trabalhar, de acordo com a instituição médica.
O hospital alocou dois dias para realizar cirurgias durante o feriado, visto que a suspensão total de operações pode ser arriscada para alguns pacientes.
“As pessoas podem ir ao serviço de emergência se for necessário, nós vamos convocar médicos” que estão de folga, disse Toshifumi Gabata, chefe de funcionários do hospital, ao atender as preocupações de alguns pacientes e suas famílias.
Fonte: Mainichi