Com uma extensão total de 3.911 metros e o maior maior vão central do mundo, com um recorde de 1.991 metros, a ponte conecta a cidade portuária de Kobe e a Ilha de Awaji, ambas na província de Hyogo, no oeste do Japão.
O registro no Guinness pode ser visto tocando aqui.
A construção levou cerca de 10 anos, com a ponte concluída dentro do prazo em setembro de 1996, apesar do grande terremoto concentrado na ilha de Awaji em janeiro de 1995 que danificou parte da estrutura. A ponte foi aberta ao tráfego em 5 de abril de 1998.
Ela se estende pelo Estreito de Akashi (Akashi Kaikyo) entre Kobe e a ilha de Awaji, fazendo parte da Kobe-Awaji-Naruto Expressway, uma das três vias expressas que conectam Honshu a Shikoku.
O Bridge Exhibition Center na base do lado de Kobe da ponte oferece informações bem apresentadas sobre o planejamento e construção da ponte e sobre outras pontes suspensas em todo o mundo.
O Maiko Exhibition Center é formado por corredores de observatórios sob a plataforma da ponte, a cerca de 50 metros acima da água. O acesso é feito por um elevador a partir da base da ponte (do lado de Kobe) e os corredores oferecem vistas interessantes do interior dela, do Estreito de Akashi e da Baía de Osaka.
Akashi Kaikyo
- Site para informações: jb-honshi
- Toque aqui para abrir o mapa e ver a localização
Bridge Exhibition Center
- Funciona das 9h15 às 17h (algumas variações sazonais)
Entrada permitida até 30 minutos antes do fechamento
Fecha às segundas-feiras (ou no dia seguinte se a segunda for feriado) e de 29 de dezembro a 3 de janeiro - Entrada: 310 ienes
Maiko Marine Promenade
- Funciona das 9h às 18h (até as 19h durante o feriado de verão e Golden Week)
entrada permitida até 30 minutos antes do fechamento
Fecha na 2ª segunda-feira do mês de outubro a março (no dia seguinte se a segunda for feriado) e de 29 a 31 de dezembro - Entrada: 290 ienes (300 ienes aos fins de semana e feriados)
Com base no site Japan Guide