Pelo menos 16 pessoas morreram após as Filipinas terem sido atingidas por dois fortes terremotos, disseram autoridades na terça-feira (23).
Outras 81 pessoas sofreram ferimentos e 14 continuam desaparecidas, de acordo com uma declaração emitida pela Escritório de Defesa Civil.
O primeiro tremor, de magnitude 6,1, atingiu a ilha de Luzon na segunda-feira (22).
Na tarde de terça-feira, horário local, um terremoto de magnitude 6,3, a uma profundidade de 86.3Km, foi registrado na ilha de Samara, na central das Filipinas, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA – USGS. Nenhum alerta de tsunami foi emitido.
Cerca de 29 estruturas e prédios sustentaram danos do primeiro terremoto, disse o Escritório de Defesa Civil. Certas áreas em Samar Oriental estavam sem energia elétrica, de acordo com o CNN Philippines.
Várias mortes ocorreram quando uma loja da rede de supermercados Chuzon na vila de Porac desabou, matando várias pessoas e deixando muitas bloqueadas, divulgou o CNN. Várias outras foram resgatadas do local, embora nem todos os funcionários tenham sido encontrados.
Na segunda-feira, Jaime Melo, presidente da Corporação do Aeroporto Internacional de Clark, disse que sete pessoas sofreram ferimentos leves quando parte do teto no saguão de check-in desabou, de acordo com a Agência de Notícias Filipinas.
O Aeroporto retomará as operações parcialmente com início nesta quarta-feira (24), de acordo com uma declaração, a qual enfatiza que a torre, pistas de pouso e decolagem e taxiamento estão estruturalmente seguras e que os passageiros afetados durante o fechamento seriam priorizados.
Um vídeo postado no Twitter mostra água de uma piscina no topo de um prédio caindo durante o terremoto.
Terrifying footage shows swimming pool water cascading from the top off a penthouse apartment block in the Philippines this afternoon when a 6.4 magnitude earthquake struck killing at least five people. pic.twitter.com/6CRCPIqeFZ
— The Weather Network (@weathernetwork) April 22, 2019
Fonte: CNN