Milhares de oficiais da polícia serão destacados na próxima semana para reforçar a segurança na central de Tóquio, visto que as áreas ao redor do Palácio Imperial devem receber uma multidão de pessoas que vão celebrar o início da nova era em 1º de maio.
Medidas extras de segurança para combater potenciais ameaças e acidentes serão implementadas durante a abdicação do imperador Akihito em 30 de abril até a ascensão do príncipe herdeiro Naruhito em 1º de maio.
“Vamos nos esforçar para criar um ambiente de paz para as cerimônias imperiais”, disse o chefe da polícia metropolitana Masamitsu Miura em uma reunião na quarta-feira (24). “Não permitiremos que incidentes problemáticos as afetem”.
As cerimônias para a abdicação e ascensão ocorrerão no palácio durante os dois dias, com o público tendo permissão para entrar e saudar o novo imperador em 4 de maio.
Medidas extras de segurança em torno do palácio nos dois dias e em 4 de maio incluirão o despacho da Equipe de Resposta de Emergência e uma força para manusear drones. A polícia também aumentará as inspeções em carros e buscas por objetos suspeitos.
Com muitos restaurantes na capital planejando eventos de contagem regressiva do dia 30 de abril para 1º de maio a fim de celebrar a mudança de era, multidões devem debandar para o distrito de compras e entretenimento de Shibuya, similar ao visto durante o Halloween e Ano Novo.
O início da era Reiwa deve ser bem diferente da ascensão de Akihito e o início da era Heisei há mais de 30 anos, quando o país lamentava a morte de seu pai, Hirohito, que ficou postumamente conhecido como imperador Showa.
A fim de prevenir potenciais acidentes, a polícia delimitará o acesso à praça em frente ao Palácio Imperial das 18h em 30 de abril às 5h do dia seguinte.
Contudo, um grande número de pessoas deve se reunir nas ruas para ver o príncipe Naruhito, visto que ele irá ao Palácio Imperial saindo do Palácio de Akasaka.
Fonte: Japan Times