A Universidade de Tóquio planeja começar um experimento para criar órgãos humanos, como pâncreas, para transplante aos usar células tronco pluripotentes induzidas, melhor conhecidas como IPS, disse recentemente um professor líder no projeto.
Em meio a uma escassez de órgãos humanos para transplante, a equipe visa produzir órgãos disponíveis para uso em humanos no futuro.
Ele também vai considerar a criação de órgãos como fígado e rim.
A equipe revelou a agenda após o governo japonês ter retirado na sexta-feira (26) uma proibição sobre pesquisa para produzir órgãos humanos em animais. O plano da equipe, que requer aprovação de um comitê especial do governo, assim como da universidade, será o primeiro do tipo no Japão.
Nakauchi disse que está feliz pelo fato da pesquisa para produzir órgãos humanos em animais tenha se tornado possível após muitos anos de discussão. “Procederemos com o plano de pesquisa cuidadosamente e com transparência”, disse ele.
A equipe de Nakauchi injetará células tronco humanas pluripotentes induzidas, ou IPS, em óvulos fertilizados de porcas modificados para que eles não possam produzir pâncreas ou outros órgãos, e devolvê-los aos úteros das fêmeas. Os fetos resultantes terão órgãos com células humanas, assim como células de porcos.
Experimentos do tipo usando porcos já foram conduzidos em outros países.
Fonte: Japan Times, Jiji