Os novos imperador e imperatriz do Japão planejam visitar a província de Aichi no início de junho, a primeira viagem regional do casal imperial após a entronização de Naruhito em 1º de maio.
Eles devem participar do 70º festival anual de plantação de árvores, que será realizado na cidade de Owariasahi em 2 de junho.
O imperador, de 59 anos, e a imperatriz, de 55, estão planejando assumir “quase todas as tarefas oficiais”, aquelas que seus predecessores, o imperador emérito e a imperatriz emérita, realizavam, disse um oficial sênior da Agência da Casa Imperial.
O novo casal imperial também planeja participar de festivais nacionais esportivos e marinhos, os quais tiveram a presença dos antigos imperador e da imperatriz.
Além disso, o imperador e a imperatriz planejam ir ao festival cultural nacional, o qual eles sempre participaram desde a época que eram príncipe e princesa.
Os festivais esportivo, marinho e cultural deste ano, todos agendados para o outono, serão realizados nas províncias de Ibaraki, Akita e Niigata respectivamente.
No fim deste mês, o novo imperador deve participar de uma cerimônia para conceder decorações de estado no Palácio Imperial e de um evento para recepcionar o presidente Donald Trump, que visitará o Japão como convidado de estado. O imperador também deve realizar uma reunião com o líder dos EUA.
Além disso, o imperador deve assumir as atividades de cultivo de arroz de seu pai no Palácio Imperial em Tóquio.
A imperatriz Masako está sob tratamento médico desde 2003. Se ela realizará suas atividades oficiais, incluindo a participação em eventos realizados à entronização e viagens regionais, dependerá de sua condição física, informaram fontes.
Contudo, ela vem expandindo o âmbito de suas atividades recentemente. No fim do ano passado, ela participou de um evento imperial de Ano Novo e de uma convenção da Cruz Vermelha Japonesa.
A nova imperatriz deve atuar como presidente honorária da Cruz Vermelha Japonesa e se engajar na sericultura no Palácio Imperial, assim como fizeram antigas imperatrizes.
Mas sua condição física “ainda tem altos e baixos” disse um auxiliar, observando que ela tem dificuldades em se livrar da fadiga após participar de grandes eventos.
Em uma coletiva de imprensa em fevereiro, o imperador, que era então príncipe herdeiro, pediu às pessoas que entendessem a condição de sua esposa, dizendo que ela “não poderia fazer tudo prontamente”.
Fonte: Yomiuri