Milhares de pessoas estão sendo evacuadas de vilarejos ao longo da costa leste da Índia antes da passagem de um extremo ciclone.
O ciclone Fani está seguindo em direção ao estado de Orissa com ventos que atingem mais de 200Km/h de velocidade e deve tocar o solo na sexta-feira (3).
Autoridades interromperam as operações em dois portos principais na costa leste e milhares de membros de equipes de resgate estão ajudando as pessoas a evacuarem de áreas baixas.
Os estados de Andhra Pradesh e Tamil Nadu também estão em alerta máximo.
Quais áreas serão afetadas?
Atualmente o ciclone está se movendo pelo Golfo de Bengala, ao leste de Andra Pradexe.
HR Biswas, diretor do centro de meteorologia na capital de Orissa, Bhubaneshwar, disse que pelo menos 11 distritos seriam atingidos, sugerindo às pessoas que “não saiam de casa”.
A Autoridade Nacional de Gestão de Desastres da Índia também alertou as pessoas ao longo do restante da costa leste do país, principalmente pescadores, a não irem para o mar porque as condições são “fenomenais”.
A agência disse que a “total destruição de casas com telhados de palha” era possível, assim como “danos extensos” a outras estruturas.
Assim que o ciclone tocar o solo no nordeste da Índia, ele deve se deslocar para Chittagong em Bangladesh no sábado (4), mas com intensidade mais fraca.
#Cyclone #Fani has intensified and how has maximum winds of 105 mph – the strongest cyclone this early in the calendar year in the North Indian Ocean since Cyclone Nargis in 2008. pic.twitter.com/yW9hspzumi
— Philip Klotzbach (@philklotzbach) 2019年4月30日
Fonte: BBC