O Conselho de Educação da Cidade de Takahagi (Ibaraki) realizou uma coletiva de imprensa na segunda-feira (6) para explicar sobre o suicídio de uma aluna ginasial, de 15 anos.
Ela foi encontrada pelos familiares, morta dentro do seu quarto, em 30 do mês passado.
Lá deixou alguns memorandos escritos por ela, os quais indicam má conduta do professor de tênis de mesa, esporte que praticava como atividade extra chamada de bukatsu (部活) em japonês.
O conselho verificou o comportamento do professor e soube que ele usava palavras agressivas como “vou te matar”, “idiota”, “vou te bater”, entre outras, com os alunos da turma de tênis de mesa.
Também tinha comportamento agressivo em relação aos alunos e o conselho já tinha recebido uma denúncia anônima sobre ele, a qual estava sendo verificada.
A aluna que tirou a própria vida teria deixado de participar dessa atividade extra em março. Segundo o conselho, ainda não se sabe se o motivo foi por bullying, mas o caso está sendo investigado por um comitê de terceiros.
O governo tem uma linha de atendimento gratuito 24 horas para casos de bullying, a fim de proteger as crianças e jovens, chamada de Kodomo SOS Dial: 0120-0-78310. Divulgue esse número entre os pais com filhos em idade escolar.
Fontes: NNN, JNN, ANN e Asahi