Nas faixas onde não há farol de trânsito, os motoristas devem parar para ceder a travessia aos pedestres, pois são prioridade na lei de trânsito.
No entanto, em Tochigi, a cada 100 veículos, se apenas 1 parar para fazer essa gentileza é um número muito bom. É o pior índice do país, segundo pesquisa da JAF-Japan Automobile Federation.
Por outro lado, os motoristas sabem que estão infringindo a lei, mas ignoram.
Para melhorar o nível de gentileza no trânsito, a Polícia da Província de Tochigi produziu um vídeo promocional. Um rapaz e uma garota se veem, um de cada lado da rua. Um chama pelo nome do outro e ambos tentam atravessar a faixa, mas nenhum carro para. E o casal apaixonado fica em desespero.
No final do vídeo são mostradas as penalidades dessa infração: detenção de até 3 meses ou pagamento de multa de até 50 mil ienes. E o slogan instiga Tochigi a sair do ranking de pior do país.
Piores e melhores
A média geral do país é baixa: 8,6%.
Províncias com índices inferiores a 10% são maioria. Todas as do norte e nordeste do arquipélago (Ibaraki, Gunma, Saitama, Tóquio, Yamanashi, Toyama, Fukui, Gifu, Mie, Shiga, Quioto, Osaka, Wakayama, Hiroshima, Yamaguchi, Ehime, Nagasaki, Kumamoto, Oita, Miyazaki, Kagoshima e Okinawa) estão inclusas.
O melhor índice é de Nagano, com 58,6%, e, em segundo, Shizuoka, com 39,1%. Ambas são exemplo para o restante do país.
Fonte: ANN